September 08, 2021

Vinte anos de guerra para sair às três pancadas e deixar as coisas neste estado

 



Hoje ouvi o Guterres dizer que a ONU vai conversar com os talibãs e fornecer ajuda humanitária e dizer-lhes que se eles querem ajuda têm que respeitar os direitos das pessoas e tratar bem as raparigas. Acrescentou que como eles querem governar e reconstruir a economia vão ter de mudar para ter ajuda... Uma pessoa ouve e nem acredita... no dia a seguir a garantirem respeitar tudo e todos meteram no governo mandantes de assassinatos e execuções em massa e ultra-radicais islamitas, mas Gueterres pensa que religiosos ultra-radicais que vivem com códigos medievais vão mudar por causa da economia... é isso... aliás vemos imensos do Daesh mudar por causa da economia. É o que mais se vê...

‘As mães solteiras afegãs arricam-se a perder as filhas para os talibãs


A vida das mães solteiras no Afeganistão foi sempre manchada pelo estigma e pela pobreza. Agora, com os Talibãs no controlo, as poucas protecções tinham desaparecido

No dia seguinte a Mazar-i-Sharif, a capital da província de Balkh, ter caído nas mãos dos Talibãs a 14 de Agosto, homens armados vieram buscar a filha de Raihana de seis anos.

Viúva quando o seu marido foi assassinado pelas forças talibãs em 2020, Raihana tem criado a filha sozinha. Após a morte do marido, lutou contra os seus sogros pela custódia da sua filha e ganhou, graças aos direitos que tinha ao abrigo da lei civil afegã - que declaram que as mulheres solteiras podem ficar com os seus filhos se puderem sustentá-los financeiramente.

Agora, com a sua cidade nas mãos dos Talibãs, Raihana estava sozinha.

"No dia seguinte à queda de Mazar-i-Sharif, o meu cunhado apareceu na casa do meu pai, onde eu vivia, com combatentes talibãs a exigir que lhes entregassem a minha filha", disse Raihana ao Guardião.

Raihana teve sorte. Ela e a sua filha não estavam em casa quando os homens armados chegaram. Assim que soube, levou a sua filha e fugiu de Mazar-i-Sharif para Cabul."Eles queriam levar-me a minha filha para longe de mim", disse ela. "Escondemo-nos em sacos de farinha na traseira de um camião e quando o motorista nos encontrou, implorámos-lhe que nos levasse para Cabul".

Uma vez na capital afegã, Raihana passou de embaixada em embaixada em busca de ajuda. Finalmente, a sua irmã, que vive no Reino Unido, conseguiu que ambos apanhassem um voo para fora do Afeganistão em segurança. Encontram-se agora em Manchester.

"Consegui deixar o Afeganistão depois de tantas dificuldades. Estou tão feliz por a minha filha estar comigo", diz Raihana. "Agradeço ao governo do Reino Unido".

A vida das mães solteiras no Afeganistão foi sempre manchada pelo estigma, pobreza e marginalização. Agora, com os Talibãs sob controlo, as poucas protecções tinham desaparecido e a sua situação é cada vez mais desesperada.

Yalda, 28 anos, mãe solteira com três filhos, está escondida em Cabul enquanto o seu ex-marido tenta encontrar os seus filhos. "O meu ex-marido é agora membro dos Talibãs e está a tentar levar os meus filhos embora", disse ela. "A casa do meu pai está cercada. Estão constantemente a persegui-los, à minha procura e à dos meus filhos. Ele quer usar qualquer oportunidade que lhe seja dada".

Yalda diz ter sido aterrorizada pelo seu marido durante anos. "O meu pai organizou o casamento quando eu tinha apenas 14 anos de idade. Eu não sabia nada sobre ser casada - eu própria ainda era uma criança", diz ela. Pouco depois de casar Yalda ficou grávida e teve mais dois filhos nos anos que se seguiram. Ela descobriu também que o seu marido era membro dos Talibãs. Ela diz que o seu casamento foi de violência e abuso. "Ele não deixava a nossa filha ir à escola. Ele batia-me com o cinto quando eu insistia [que ela fosse à escola]. O meu corpo está coberto de marcas da sua violência", diz ela.

Em 2014, Yalda decidiu que já estava farta. "Numa noite de Inverno, quando o meu marido estava com os talibãs, levei os nossos filhos e fugi. Estava muito frio e escuro, mas consegui fugir com a ajuda do nosso vizinho. Peguei nos meus filhos e fui num carro que ia para Cabul".

Yalda fugiu para o Paquistão, regressando ao Afeganistão apenas quando o seu marido foi preso e encarcerado pelas forças de segurança afegãs. Quando regressou, foi-lhe concedida a custódia dos seus filhos, mas agora com os Talibãs de volta ao poder, ela está aterrorizada com o que irá acontecer. Ainda escondida, espera que o seu pedido de visto para os EUA seja bem sucedido, mas não faz ideia de como poderá partir.

"Tenho suportado tanto por causa dos meus filhos desde 2014", diz ela. "Tenho tolerado muita dor para os sustentar". Fui tanto mãe como pai para eles. "Nunca os abandonarei, mas preciso de ajuda para os manter comigo".

No comments:

Post a Comment