September 03, 2021

Livros - 'Caravans', by James A. Michener - 16





(continuação)



Ao chegar a esta conclusão, Maftoon trouxe a sua pequena caravana para as ruínas, onde durante os últimos séculos os Kochis tinham acampado, e enquanto ele e Stiglitz desenrolaram a tenda, Ellen veio ter comigo ao luar e disse generosamente: "Lamento, Miller, que tenhamos discutido tanto nesta viagem. Tenho-me esforçado por encontrar compreensão".

"Encontrou alguma?"

"Alguma". Quando parecia que Otto poderia morrer no duelo, aprendi um facto importante. Que a vida em si mesma é boa. Dei por mim a rezar para que ele vivesse".

"Foi uma sorte que ele o tenha feito", respondi eu. "Tu e ele estão obrigados a realizar algo de grandioso no Afeganistão".

"Os não-cidadãos não realizam", ela corrigiu gentilmente. "Eles existem e deles o mundo tira-lhes a esperança".

"Uma coisa me faz sentir melhor, Ellen. Finalmente tenho um vislumbre do que estás a falar. Mas eu sou como Nazrullah ...empenhado em trabalhar para a civilização em que sou apanhado".

Ela sorriu calorosamente e agarrou-me as mãos, e o efeito foi tão electrizante como antes. "Que adorável da tua parte, Miller, que previsível! Para dizer uma coisa dessas em Balkh".

"Porquê Balkh?" perguntei eu.

"Não sabes que no ápice da sua história as pessoas aqui falavam tal como tu? Os mullahs proclamaram: "Alá tem esta cidade aos Seus cuidados especiais. Nenhum mal lhe pode acontecer". E os generais gabavam-se: 'Os nossos fortes são inexpugnáveis'. Nenhum inimigo nos pode alcançar'. E os banqueiros foram especialmente tranquilizadores: 'No ano passado, o nosso produto bruto da cidade aumentou quatro por cento. Todos nós podemos pagar dois escravos em cada cozinha'. E aqui está Balkh. E aqui está Nova Iorque".

"Acredita honestamente que o mesmo acontecerá a Nova Iorque?" perguntei, e imediatamente fiquei irritado comigo mesmo, pois tive de recordar os meus próprios pensamentos ao viajar pelas ruínas da Cidade: Esta é a Rota Um entre Nova Iorque e Richmond. "Acredito que este é o futuro", respondeu Ellen. "Mas não o deve fazer. Porque é jovem". Está destinado a voltar a Boston e a trabalhar lá da forma como Nazrullah trabalhará em Kandahar".

Rezarei por ambos, mas nunca acreditarei no que estão a fazer". Não tem realmente qualquer consequência... nenhuma".

Eu disse-lhe: "Vou tentar explicar aos teus pais" e ela estava prestes a falar desdenhosamente sobre eles quando mudou de ideias e me beijou, não educadamente nas bochechas mas em cheio nos lábios com aquela abundância de amor que tinha marcado a sua vida, e por um momento compreendi a paixão que a tinha levado, tão caótica, a Balkh. 
O impacto do seu beijo foi como o toque da sua mão na dança: transmitiu a sensação de uma mulher com tremendo poder vital e contra o meu melhor juízo fui levado a pensar: O que poderia ter acontecido se eu a tivesse conhecido nos Estados Unidos? Em resposta, ouvi o rapaz do Haverford College dizer ao agente do F.B.I: "Sempre senti que outra pessoa poderia ter mantido 'El en' no caminho certo. Mas vou admitir isto: eu não era o homem certo para o fazer."

Eu estava prestes a partir quando, para minha surpresa, ela me agarrou nos ombros e beijou-me de novo, desesperadamente. "Quem me dera tê-lo conhecido na América. Depois de teres aprendido o que tens no Afeganistão". Ela tirou o cabelo da testa e olhou para as ruínas de Balkh. "Não, eu teria sido horrível para ti. Estas ruínas estavam nos meus ossos" e rindo nervosamente, acrescentou, "Além disso, é tão jovem e esperançoso. E eu sempre fui tão velha".

Enquanto dizia isto, o luar tocou na sua adorável face. O seu corpo balançava para trás na blusa cinzenta que Racha tinha bordado, e as suas pernas nuas mostravam-se debaixo da saia preta dos Kochis. Os seus tornozelos estavam apanhados pelos laços das suas sandálias e ela era, sem comparação, a mulher mais vital e atraente que já tinha visto. 
Desta vez fui eu que a beijei, e com uma violência de consentimento ela pressionou a sua beleza nos meus braços e contra o meu rosto e através do meu ser. Fiquei surpreendida com o poder esmagador da sua resposta e traí o meu medo de que os outros nos pudessem ver, mas com um ela calculou que os homens ficariam ocupados durante algum tempo com a tenda enquanto a pequena Mira permaneceria empenhada em descarregar o camelo "Eles não vão sentir a nossa falta", assegurou-me ela enquanto procurava um esconderijo entre os montes. Ela encontrou um e acenou-me.

"O que estás a fazer?" perguntei espantada.

Ela tinha arrancado as sandálias e estava a desatar o cordão que lhe segurava a saia. "Não acabámos de concordar que a vida em si era boa? Vamos aproveitá-la". Quando hesitei, ela argumentou: "Que diferença faria se eles nos encontrassem?".

A ideia atordoou-me e fiquei onde estava. "Mira faria a diferença", gaguejei.

"Não queres?", perguntou ela provocantemente, enquanto a saia lhe caía nos tornozelos.

"Sabes que quero".

"Então vem", e com uma graça arrebatadora ela saiu da peça de vestuário caída.

Sabia que qualquer homem que hesitasse em tal momento seria obrigado a parecer patético, tanto para a rapariga como para si próprio e ansiava por me juntar a essas pernas magras e convidativas. Em vez disso, ouvi-me a mim próprio a dar a resposta mais improvável: "Não devias fazer isto a Stiglitz".

Com uma espécie de repugnância - seja contra mim ou contra Stiglitz ou Mira que eu não sabia - ela recuperou a saia e voltou a apertar o cordão. "Fiz por Stiglitz tudo o que podia", disse ela. Descalça ela veio ter comigo e sussurrou: "Além disso, mais cedo ou mais tarde, os russos são obrigados a apanhá-lo".

A sua insensibilidade parecia tão sombria como o deserto e agora eu estava contente por não a ter seguido mais profundamente para as dunas. "O que aconteceu ao seu idealismo sobre Stiglitz"? perguntei eu. "Há alguns minutos, disse que tinha rezado para que ele vivesse".

"Ele sobreviveu". pensei eu: Aposto que ela usou o mesmo tipo de argumento com Stiglitz quando o convidava a mudar-se para Zulfiqar. Mas Otto, Zulfiqar está ocupado com outras coisas. Ele não se vai importar. E ela tinha razão. "As suas ideias floridas sobre os não-pessoas?" perguntei eu.

"Desistes delas? Durante alguns dias lá atrás convenceu-me".

"As ideias vêm e vão", respondeu ela. Recuperando as suas sandálias, ela disse: "Sabe muito bem o que devemos fazer. Arranja-nos um saco de dormir e sai já dessa tenda".

"Com a Mira lá?"

"Avisei-o no trilho que estava a levar Mira demasiado a sério. Além disso, dentro de alguns dias, a concha estará de volta com o pai dela".

Afastei-me, horrorizado. "Em Bamian gozavas com os homens que jogavam aquilo a que chamavas o jogo da pontuação. Neste momento, aprecio como esse jogo é importante. Acredito sinceramente que se eu tratar a Mira decentemente, ganho um ponto a meu favor. E quer se goste ou não, se der um pontapé a Stiglitz, perco pontos".

"Com quem?" perguntou ela com desdém. "O Guardião da Pontuação Divina?"

"Não, que se lixe isso tudo. Comigo". Ela começou a rir e eu zanguei-me. "Rejeitas a religião, mas eu não rejeito. Milhões de judeus estão mortos porque levavam a religião a sério. Eu também".

"Miller!" exclamou ela, quase alto o suficiente para que os outros ouvissem."Não levas a sério isso de ser judeu, pois não?"

"Esquece", disse impacientemente, lamento ter levantado o assunto.

"Mas a forma como rejeitas a religião - quem eras tu, Presbiteriano?", Ellen riu-se e eu acrescentei: "Sabes, Ellen, se levasses o Islão a sério..."

"Posso ser salva?", perguntou ela de forma zombeteira.

"Não seria preciso muito para te salvares Quanto mais ouço falar de Dorset, Pensilvânia, mais convencido fico de que deve ser um lugar bastante justo. Devias experimentar um dia destes".

Ela riu-se novamente e eu fiquei envergonhado com a minha filosofia prosaica e desempenho inepto como amante. Comecei a voltar ao acampamento, mas tinha apenas dado alguns passos quando ela me ultrapassou e me agarrou o braço. Mais uma vez, pude sentir a bela urgência do seu corpo enquanto ela fazia um esforço honesto para conciliar a nossa querela.

Sem rancor, ela perguntou: "A sério, Miller, não te faz auto-consciente? Discursos sentimentais como este ... em Balkh, justamente este, de todos os lugares?"

As suas palavras foram contundentes e fizeram-me parar. Olhei para o cemitério ondulante da grande cidade e vi, na minha imaginação, a ascensão e a queda de Balkh-Balkh dos Flying Pennants a que tinha sido chamada, como se a cidade se orgulhasse de anunciar os seus feitos, temporários embora provassem ser - e senti algum do significado por detrás da minha missão. Eu disse: "Não aceito a sua visão de Balkh. As cidades desmoronam-se e as civilizações desaparecem, mas as pessoas continuam.

E malditos sejam, comem e fazem amor e vão para a guerra e morrem de acordo com certas regras esperançosas. Eu aceito essas regras".

"As regras?", perguntou ela silenciosamente. "Eles não permitem que faças amor?" Ela aproximou-se de mim e eu vi-a ao luar, uma rapariga tão bela como eu alguma vez conheceria, mais provocadora uma dúzia de vezes do que Mira. "As regras não te permitem?" repetiu ela.

"Não com a Mira ali", eu fumegava.

"Pela manhã não te vais sentir como um idiota?"

"Como achas que me sinto agora". Agarrei-lhe nas mãos e disse: "És maravilhosamente bela, Ellen".

Ela ficou satisfeita por eu ter feito isto, e voltou à sua antiga imaginação. "Porque não nos conhecemos há dois anos", perguntou ela suavemente. Depois, mais desesperadamente, ela gritou: "Miller! Por que não veio a Bryn Mawr naquela primavera! Com o teu uniforme branco e limpo? Com a tua coragem e as tuas esperanças"? Ela deixou-me cair as mãos e perguntou calmamente: "Porque é que não estavas lá?"

Deixei-a e andei nos montes até me poder apresentar casualmente entre os outros. Incrivelmente, eles não tinham sentido a nossa falta e em breve Ellen voltou imperceptivelmente ao grupo que estava preparada para trair. Uma vez vi-a desaparelhar o burro enquanto o vento da noite lhe puxava o cabelo e ela parecia ter sempre feito parte destas estepes duras e impessoais.

Eram agora cerca de três da manhã, e fizemos um pouco de chá e pilau antes de irmos para a cama, e enquanto nos sentávamos sobre o incêndio Ellen disse, por acidente ou perversidade, "A poucos quilómetros, lá em cima, está a Rússia".

Um arrepio visível agitou Stiglitz, mas ninguém observou o seu medo, por isso Ellen acrescentou: "Não gostaria de ver como é Samarkand? Dizem que a sua praça pública é a mais excitante do mundo". Ninguém respondeu a isto, por isso depois de algum tempo ela disse languidamente: "Acho que vou para a cama", e Stiglitz seguiu-a obedientemente.

Partilhar a tenda com ela naquela noite teria sido impossível, por isso arrastei o meu equipamento de dormir e Mira arrastou-me por uma almofada, mas antes de sairmos do acampamento Maftoon levou-me de lado e como um conspirador escorregou-me a sua adaga: "Tens de ficar com isto, Miller".

"Porquê?"

"Porque o alemão..."

"O que tem ele?"

"Quando você e a Ellen estavam nas dunas, ele rastejou para ouvir".

O pequeno cameleiro chupou os dentes, depois acrescentou, 'E lembra-te, ele tem a adaga de Zulfiqar'.

Senti-me tonto. "Será que Mira sabe?" perguntei eu.

"Foi ela que me pediu para lhe entregar o meu punhal", explicou ele. "Ela viu Stiglitz a seguir-te". E foi-se embora.

Quando voltei Mira não disse nada, mas passou as mãos por cima da minha roupa até sentir a adaga de Maftoon. "É mais seguro", disse ela.

Não havia nada que eu pudesse responder, por isso procurámos um lugar para dormir e depois de algum tempo ela observou calmamente: "Tu e a Ellen são os melhores amigos que tenho. Tudo o que sei sobre ser bonita, ela ensinou-me. Ela é uma rapariga maravilhosa... como uma irmã. Eu disse-te, Miller, que ela tinha fome de dormir contigo, mas tu riste-te. Depois de eu voltar para o meu pai, porque é que tu e a Ellen não ...".

Peguei nas suas mãos castanhas e beijei-as. "Estou aqui porque te amo", e contei-lhe a descoberta que fiz ao ser expulso do Hindu Kush sem ela: "Vais fazer parte da minha vida para sempre".

"Vai dormir", disse ela. "Não temos muitas mais noites".

O sol estava bem alto quando Maftoon de barba raspada se apressou a ir para onde dormíamos e avisou-me. "Importante carro governamental de Cabul. Homem para te ver, Miller!"

Presumi que fosse Richardson dos Serviços de Informação por isso vesti-me apressadamente para que ele não me visse com Mira, mas quando cheguei à zona da tenda descobri que era Moheb Khan com um aspecto muito oficial num fato cinzento, bronzeado e com um boné de karakul prateado. Estava a acariciar o seu cavalo branco roubado, atrás do qual, para minha surpresa, vi Nazrullah, a vir para norte para reclamar a sua legítima esposa.

Instintivamente tive pena dele, e porque não o via desde a sua viagem forçada através do Dasht-i-Margo, corri primeiro para ele, abracei-o calorosamente e perguntei: "Como estava o deserto?

"Como sempre, odioso".

"Fizemos figas".

Moheb Khan interrompeu, falando com severidade: "Como conseguiu o meu cavalo?"

Não sabia dizer se ele estava verdadeiramente zangado ou apenas a brincar, por isso temporizei: "Mira comprou-o em Cabul".

Moheb escovou o pó do seu fato e perguntou: "Sabia bem que era meu. Não percebeste que era roubado?

"Ai foi?" disse supreendido.

Moheb foi incapaz de continuar a pose e começou a rir.

"Sabe como é. Encontra-se uma rapariga bonita. Rola e pensa: 'Esta vai ser uma noite de paixão'. E descobre que o seu cavalo branco foi roubado".

"Não a castigue".

"Ela roubou-o para si?"

"Sim".

"Então é a ti que eu amaldiçoo". Durante oito semanas andou montado e eu a pé".

Eu respondi: "Tu sabes como é o amor. Ali está o teu cavalo branco, bem alimentado e cuidado".

Agora Mira apareceu num dos montes a carregar o nosso equipamento de dormir, que contava a sua própria história, e quando viu Moheb Khan, a quem tinha roubado o cavalo, deixou cair a roupa de cama e começou a correr para a tenda, mas eu apanhei-a pelo pulso.

"Ladrazinha"! Moheb rosnou.

Mira era como eu. Não sabia se Moheb estava a brincar ou não, mas a sua natureza irreprimível afirmou-se - ou talvez se tenha lembrado de Moheb numa pose anterior - pois ela começou a rir e apontou com zombaria para o belo afegão.

Fazendo gestos envolvidos, que só podiam ser interpretados como a pantomima da sua fuga através de uma janela de um quarto para roubar o cavalo branco, pôs Moheb a rir-se com ela.

Mas então Mira viu Nazrullah e reconheceu-o pela sua barba.

"És o marido de Ellen", ela lamentou consternada, e a forma involuntária com que se moveu de forma protectora perante a tenda provava que a mulher de Nazrullah devia estar lá dentro. Lentamente, passo a passo, Mira retirou-se, curvou-se cerimoniosamente e mergulhou dentro da tenda.

"A Ellen está lá?" perguntou-me o engenheiro.

"Sim".

Ele começou a andar para a tenda, mas eu parei-o. "Está o grande Kochi com ela?" perguntou ele com desconfiança.

E, de repente, apercebi-me de que novos ciclos de aventura tinham engolido a sua mulher, nenhum dos quais compreendi totalmente, mas em alguns dos quais eu próprio estava envolvido. De qualquer modo, não consegui explicar estes novos desenvolvimentos ao Nazrullah, por isso gaguejei: "Olha, isto vai ser difícil de focar. Mas aquele grande Kochi...".

Fui poupado pelo aparecimento de Ellen e Stiglitz. Que tipo de tréguas odiosas eles tinham remendado durante a noite eu não conseguia adivinhar, mas à luz do sol da manhã Ellen Jaspar era deslumbrante, e eu compreendia que o seu marido ainda estivesse determinado a reconquistá-la, pois quando a vi à luz do dia tive de dizer a mim mesmo, contra a minha própria consciência: É contigo que ela ir, seu idiota.

Vai-te embora. Avancem depressa.

Nazrullah ficou desnorteado com os factos perante ele e recusou-se a aceitar as suas implicações. Como se nada tivesse acontecido, ele avançou para saudar a sua esposa. "Vim buscá-la", disse ele. "Lembras-te de Moheb Khan". Moheb, este é o Dr. Otto Stiglitz".

O alto diplomata curvou-se graciosamente e apertou as mãos. "Vamos levá-la de volta a Qala Bist", disse ele à Ellen com um ar estudado que parecia dizer: Vamos dar-lhe uma oportunidade. Não estrague tudo.

"Eu não vou", disse ela com firmeza, pelo que Moheb Khan encolheu os ombros e retirou-se da conversa. Tinha feito uma oferta conciliatória e esta tinha sido rejeitada.

Foi Nazrullah que tomou o controlo. "Por favor, Ellen. Temos o carro à espera".

Stiglitz deu a resposta: "Ela vai ficar comigo. Sinto muito, Nazrullah".

O engenheiro estava determinado a não entregar a sua mulher e apelou ao Moheb para que o apoiasse, mas o diplomata ignorou-o e perguntou-me: "Foi isto que aconteceu? Stiglitz"?". O meu aceno desencadeou uma dramática barragem de decisões anunciadas por Moheb.

Primeiro ele assobiou, o que foi respondido por um grupo de soldados que o tinham seguido num camião. "Quero que aquele cavalo seja levado de volta para Cabul", ordenou ele. Este homem", estalou ele, indicando Stiglitz, "deve ser mantido aqui sob prisão". A mulher americana não deve sair desta tenda. Tu, Miller, entra no carro. Quero interrogá-lo na sede em Mazar-i-Sharif. Nazrullah, venha comigo". E enquanto os soldados se moviam rapidamente em resposta às suas ordens, ele conduziu Nazrullah e eu para o carro.

Nós acelerámos em direcção a Mazar-i-Sharif, que ficava cerca de vinte milhas a leste de Balkh, mas quando chegámos à cidade o nosso carro foi impedido por uma extensa caravana de camelos que se dirigia para o centro da Rússia, e tivemos de esperar enquanto cerca de oitenta bestas de carga passavam, apontando as suas cabeças desajeitadas em direcção ao nosso carro e grunhindo-nos enquanto se adaptavam aos pesados fardos que iam transportar para norte. Os condutores de camelos, um bando invulgarmente sujo e despenteado, olharam-nos como os seus camelos e Moheb observou com alguma irritação: "De todas as pessoas que encontra no nosso país, noventa e quatro por cento são analfabetos. Estaremos nós loucos, a tentar construir um estado moderno a partir de tal ralé?"

Olhei para os condutores de camelos, quase sem a idade do bronze e disse aos dois homens impacientes ao meu lado: "Se eu fosse um afegão, certamente que faria esse esforço".

"Gostaria de ter um milhão de afegãos como tu", respondeu Moheb, enquanto o último camelo passava, a olhar para nós. E então vi, montado num cavalo preto robusto, o dono desta caravana sem descrição e compreendi porque é que os seus cameleiros pareciam tão imundos. O seu dono queria que eles olhassem para aquele lado, para que os seus camelos não dessem a impressão de carregar alguma riqueza invulgar que pudesse atrair bandidos.

Pois esta era a caravana de Shakkur, o traficante de armas Kirghiz da Rússia. Ele tinha carregado os seus camelos em Mazar-i-Sharif e estava agora a caminho de atravessar o Oxus, os grandes Pamirs e as estepes da Ásia Central. Uma vez que a sua rota era a mais perigosa seguida por qualquer das grandes caravanas que frequentavam Qabir - talvez esta fosse a última vez que uma caravana de tal magnitude faria a viagem - ele procurava evitar a atenção.

Ao passar por ele, chamei-o e ele lembrou-se de mim do acampamento. Parando o seu cavalo perto do nosso carro, ele pôs a sua enorme cabeça careca no nosso caminho e depois de estudar Moheb com desconfiança, perguntou: "Homem do Governo? Quando acenei com a cabeça, ele disse: "Então você era um espião do governo? Eu avisei Zulfiqar".

"Não", riu Moheb. "Acabámos de o prender".

O grande Kirghiz pôs a mão esquerda sobre a sua testa e chorou, "A minha simpatia para com todos os prisioneiros", e ele esporou o seu cavalo para que pudesse ultrapassar os seus oitenta camelos.

Nos escritórios do governo Moheb pediu chá e bolachas com mel, lembrando-me de como tínhamos comido primitivamente nas últimas dezassete semanas; mas fui arrastado de volta para os problemas do presente quando ele convocou um secretário - um homem, é claro - começou a arranjar documentos e perguntou: "Então, qual é o relatório oficial em relação a esse cavalo?

"Isto é para que conste?"

"É por isso que estou aqui. O cavalo e a mulher americana ...ambos roubados".

"Mira disse-me que tinha comprado o cavalo".

"Onde é que uma rapariga Kochi conseguiria o dinheiro?"

"Ela disse que o recebeu do jipe que eles roubaram".

"Jeep?" Moheb repetiu.

"Poderia eu riscar isso do disco?"

"É melhor", Moheb acenou com a cabeça para o secretário.

Nazrullah interrompeu. "O que aconteceu àquele jipe?"

"Posso falar confidencialmente?"

"Claro", concordou Moheb, acenando de novo com a cabeça para o secretário.

"Enquanto eu não estava a vinte pés de distância, aqueles malditos Kochis roubaram todas as partes móveis".

Abruptamente, Moheb perguntou: "Quem é exactamente Mira?"

"Filha de Zulfiqar", expliquei eu.

"O mesmo Zulfiqar?", perguntou ele, indicando Nazrullah.

"Sim".

"Agora quanto aos novos desenvolvimentos relativos a Ellen Jaspar".

"É difícil de explicar", titubeei.

"Temos muito tempo", assegurou-me Moheb, servindo mais algum chá.

"Bem, como sabem, ela fugiu de Qala Bist em Setembro passado. Não foi amor. Não foi sexo. Nazrullah não foi culpado.

Também não foi Zulfiqar. Quando se juntou à caravana, ela nem sequer sabia quem era Zulfiqar".

"É isso que vai dizer no seu relatório para o governo americano?"

"Já o disse".

"Onde passou ela o Inverno?"

"Jhelum".

"Todo o caminho até Jhelum? A pé?" Aparentemente, Moheb sabia menos sobre alguns dos costumes do seu país do que eu.

"Alguma vez ela esteve apaixonada pelo grande Kochi?" perguntou Nazrullah.

"Nunca".

"Miller", perguntou Moheb cuidadosamente, "se este secretário tiver de registar uma simples razão para o comportamento de Ellen, o que deverá ele escrever?"

Ponderei esta questão durante alguns minutos, revendo a motivação de Ellen Jaspar tal como a entendi. Não era sexo, porque o seu comportamento com Nazrullah, Zulfiqar e Stiglitz tinha uma qualidade quase assexuada; ela não era movida pelo desejo nem fiel a ninguém que o fosse. Perguntava-me se ela poderia estar a sofrer de algum tipo de esquizofrenia, mas não consegui encontrar provas de que o estivesse; ninguém a perseguia; ela perseguia-se a si própria. A certa altura pensei que ela poderia ser vítima de nostalgia de uma idade passada, mas teria sido a mesma na Florença da Renascença ou na Inglaterra vitoriana; a história estava repleta de pessoas como ela e embora ela desprezasse esta idade, nenhuma outra a teria satisfeito melhor. 
Era verdade que, tal como muitos sentimentalistas, ela se entregou a um primitivismo infantil; se o pão era cozido sobre estrume de camelo era automaticamente melhor do que o pão cozido numa fábrica da General Electric, mas muitas pessoas eram afectadas por esta heresia e não acabavam numa caravana em Balkh. Restava a possibilidade de ela sofrer de pura icterícia do espírito, uma visão que pervertia a realidade e a tornava impalpável; mas com Ellen este não foi o caso. Ela viu a realidade de forma bastante clara, pensei eu. Foi a sua reacção a essa visão da realidade que foi defeituosa. E depois ouvi a voz seca e sem emoção da leitura de Nexler a partir do relatório do professor de música: Vi-a como uma rapariga de boas intenções que estava determinada a desvincular-se da nossa sociedade. Isto não explicou porque agiu como agiu, mas certamente descreveu quais eram as suas acções. Olhei para Moheb e sugeri-lhe: "Escreva que foi rejeição".

"Diga o nome de um homem que ela alguma vez tenha rejeitado", exigiu ele.

Preferi ignorar a sua condenação e respondi: "Ela rejeitou as formas e estruturas da nossa sociedade... tanto a sua como a minha".

"Já era tempo de alguém a rejeitar," Moheb estalou. "E eu sou o homem para o fazer".

"Não abusem dela", suplicou Nazrullah.

"Aceitá-la-ias ainda de volta?" Moheb perguntou com incredulidade.

"Sim", respondeu Nazrullah. "Ela é a minha mulher".

"Ele tem razão", respondi a Moheb. "É melhor habituarem-se ambos à Ellen Jaspar", eu avisei. "Porque assim que deixarem as vossas mulheres sair do chaderi, o Afeganistão vai ter muitas raparigas como ela".

Moheb gemeu. "Acredita nisso?"

"É inevitável", assegurei-lhe eu. Então, para proteger Ellen, que de tantas maneiras merecia ajuda, acrescentei: "Dá-lhe o benefício de um esterco, Moheb. Ela ama o teu país. Na verdade, ela planeia viver aqui o resto da sua vida".

"Com Stiglitz?"

Comecei a dizer que sim, mas hesitei e pela forma como Moheb Khan olhou para mim, sabia que ele suspeitava de algo entre a Ellen e eu.

Eu era outro dos homens que ela não tinha rejeitado, mas Nazrullah, ainda a lutar para a recuperar, falhou a interacção, por isso terminei a minha frase. "Sim, ela vai ficar com Stiglitz".

"Fale-me sobre ele", disse Moheb.

"Ela conhecia-o de Kandahar, mas tenho a certeza de que nada de romântico aconteceu aí". Depois fui obrigado a fazer uma nova pausa, pois vi diante de mim o caravançarai e o meu primeiro encontro com Ellen Jaspar, quando ela passou por mim e foi cumprimentar Stiglitz. Ouvi a sua voz clara a chamar, 'Dr. Stiglitz! Sente-se bem'? Agora o que tinha realmente acontecido tornou-se claro para mim. Quando inesperadamente viu Stiglitz contra a parede naquela manhã, os seus lábios começaram a formar uma palavra, que ela reprimiu instantaneamente. A palavra descartada era Otto, e eu podia agora vê-la nos seus lábios. Ter-se-iam eles conhecido assim tão bem em Kandahar? Será que a sua beleza loira e germânica o tinha afectado tão profundamente lá na orla do deserto?

"Algo de romântico aconteceu?" Moheb pressionou.

"Não", disse com firmeza. "Agora sobre Stiglitz. Na nossa viagem ao norte..."

"Quem sugeriu que ele viesse para norte?"

Não tinha anteriormente considerado este assunto, mas agora tentei reconstruir acontecimentos adicionais desde aquele primeiro dia com os nómadas, e depois de uma longa pausa tive de dizer: "Penso que foi ideia dela. Penso que ela planeou tudo... naquela noite".

"Eu também pensei assim", respondeu Moheb.

"Em todo o caso, na viagem para o norte, apaixonaram-se. Em Qabir, houve a luta da adaga. Stiglitz tratou de si próprio de forma capaz e até feriu Zulfiqar. Depois disso, fomos todos expulsos".

"Estará ela determinada a viver com ele?" Nazrullah perguntou calmamente.

"Absolutamente", menti, enquanto Moheb sorria.

"Será que eu poderia conquistá-la de volta?" Nazrullah suplicou.

"Nunca", disse eu com alguma segurança.

"Suponhamos que deportávamos Stiglitz?" sugeriu Moheb.


(continua)

No comments:

Post a Comment