Panteão romano. Emocionante. Na realidade, a porta de entrada actual, pelo colunata, era originalmente a porta lateral e a entrada estava na actual parede lateral virada a Norte, embora outros digam que era no lado oposto à entrada actual.
Panteão, na Antiguidade - vem do latim, Pantheon, nome de um templo dedicado a todos os deuses, construído em Roma em 25 A.C.E. por Agripa, mais tarde reconstruído por Adriano.Do grego πάνθεον pantheon (hieron), literalmente "(um templo) de todos os deuses", "de ou comum a todos os deuses" de πᾶν (pan-) "todos" e θεός (theos) "deus"- é o conjunto particular de todos os deuses de qualquer religião politeísta, mitologia, ou tradição. (da raiz do PIE dhes-, formando palavras para conceitos religiosos.
Uma das características que faz do Panteão romano um edifício impressionante, para além da sua arquitectura -quase dois mil anos após a sua construção, a cúpula do Panteão ainda é a maior cúpula de betão não reforçado do mundo. A altura do óculo e o diâmetro do círculo interior são os mesmos, 43 metros- que diz muito do génio da engenharia romana, está o facto de estar perfeitamente conservado e intacto, o que é muito raro em edifícios com esta idade ou até muito menos idade.
No comments:
Post a Comment