September 30, 2021

Drone perspective

 


Panteão romano. Emocionante. Na realidade, a porta de entrada actual, pelo colunata, era originalmente a porta lateral e a entrada estava na actual parede lateral virada a Norte, embora outros digam que era no lado oposto à entrada actual. 

Panteão, na Antiguidade - vem do latim, Pantheon, nome de um templo dedicado a todos os deuses, construído em Roma em 25 A.C.E. por Agripa, mais tarde reconstruído por Adriano.
Do grego πάνθεον pantheon (hieron), literalmente "(um templo) de todos os deuses", "de ou comum a todos os deuses" de πᾶν (pan-) "todos" e θεός (theos) "deus"- é o conjunto particular de todos os deuses de qualquer religião politeísta, mitologia, ou tradição. (da raiz do PIE dhes-, formando palavras para conceitos religiosos.

O Panteão romano foi dedicado a "todos os deuses" como um gesto que abraçava o sincretismo religioso no Império Romano cada vez mais multicultural, com súbditos a adorarem deuses de muitas culturas e tradições. O edifício foi mais tarde renovado para uso como igreja cristã em 609 sob o Papa Bonifácio IV, com o nome de Igreja de Santa Maria da Rotunda ou Santa Maria dos Mártires, mas todos o conhecem e sempre conheceram por Panteão.

Uma das características que faz do Panteão romano um edifício impressionante, para além da sua arquitectura -quase dois mil anos após a sua construção, a cúpula do Panteão ainda é a maior cúpula de betão não reforçado do mundo. A altura do óculo e o diâmetro do círculo interior são os mesmos, 43 metros- que diz muito do génio da engenharia romana, está o facto de estar perfeitamente conservado e intacto, o que é muito raro em edifícios com esta idade ou até muito menos idade.

Na realidade, perto dele, sobretudo diante do pórtico das colunas, sente-se a presença da [sua] História.



tesori_italiani

No comments:

Post a Comment