September 13, 2021

15 anos de discussões argumentativas

 


Agora estava à procura de umas cenas para as aulas e fui dar com este molho de cadernos. Excepto dois que são dedicados a DTs, os outros 15 são cadernos -que compro na escola todos os anos- de apontamentos das discussões de trabalhos das turmas. No fim de cada ano atiro-os para o molho. Não sei porque os guardo, mas de vez em quando, dá-me para abrir um caderno e, não só me lembro das turmas e dos alunos, como de muitas das discussões.

A maioria destas notas diz respeito a trabalhos que os alunos argumentam uns com os outros de um conjunto de temas que eu e eles sugerimos. Eu só intervenho na preparação da discussão e orientação da parte escrita do trabalho. A argumentação são eles que a fazem, num cenário que montamos dentro da sala, para ser tudo muito sério e formal.

Eu aponto todos os argumentos que cada um usou durante a discussão argumentativa e vou logo qualificando, com um critério que tenho, para ajudar depois a ponderar as classificações. Há discussões muitos boas. Esta cujas notas se vêem aí no caderno aberto tem dez anos e foi de uma turma do 11º ano. Estes dois grupos, em particular, estavam a discutir o tema, 'A guerra é inevitável ou a paz é possível?' Cada grupo tinha a defesa de uma posição face à questão. A discussão foi muito boa. É claro que folheio os cadernos e encontro muitas discussões pobres... há de tudo.

Enfim, teve piada vir dar com isto.



No comments:

Post a Comment