August 20, 2021

Os cinco contos curtos mais lindos do mundo.




Os cinco contos curtos mais lindos do mundo.
_______ Gabriel Garcia Márquez _______

′′ Uma criança de cerca de cinco anos que perdeu a mãe entre a multidão de uma feira aproxima-se de um policia e pergunta-lhe: ′′ Você não viu uma senhora que anda sem uma criança como eu?".

II. 
′′ Mary Jo, com dois anos de idade, está aprendendo a brincar nas trevas, depois que seus pais, o senhor e a senhora May foram forçados a escolher entre a vida da pequena ou a sua cegueira para o resto de sua vida. A pequena Mary Jo tirou ambos os olhos na Clínica Mayo, depois de seis eminentes especialistas terem dado o seu diagnóstico: retinoblastoma. Quatro dias depois da operada, a pequena disse: ′′ Mãe, não consigo acordar... Não consigo acordar ".

III. 
′′ É o drama do desencantado da vida que se jogou na rua de um décimo andar e à medida que caía estava a ver através das janelas a intimidade dos seus vizinhos, as pequenas tragédias domésticas, os amores furtivos, os breves instantes de felicidade, cujas notícias nunca tinham chegado à escada comum, de modo que no instante de se rebentar contra o pavimento da rua tinha mudado completamente a sua concepção do mundo e concluído que aquela vida que abandonava para sempre pela porta falsa valia a pena ser vivida.

IV. 
′′ Dois batedores conseguiram se refugiar em uma cabana abandonada, depois de terem vivido três angustiantes dias extraviados na neve. Depois de mais três dias, um deles morreu. O sobrevivente escavou uma fossa na neve, a cerca de cem metros da cabana, e enterrou o corpo. No dia seguinte, porém, ao acordar de seu primeiro sono tranquilo, encontrou-o de novo dentro de casa, morto e petrificado pelo gelo, mas sentado como um visitante formal em frente à sua cama. Sepultou-o de novo, talvez em um túmulo mais distante, mas ao acordar no dia seguinte ele voltou a encontrá-lo sentado em frente à sua cama. Então ele perdeu a razão. Pelo seu seu diário pôde-se conhecer a verdade da sua história. Entre as muitas explicações que tentaram dar-se ao enigma, uma parecia ser a mais plausível: o sobrevivente tinha-se sentido tão afetado pela sua solidão que ele mesmo desenterrava o corpo que enterrava acordado.

V. 
′′ O pelotão de fuzilamento tirou-o da sua cela num amanhecer glacial, e todos tiveram que atravessar a pé um campo nevado para chegar ao local da execução. Os guardas civis estavam bem protegidos do frio com camadas, luvas e tricórnios, mas mesmo assim eles estavam a atirar através no deserto gelado. O pobre prisioneiro, que só usava uma jaqueta de lã desfiada, esfregava continuamente o corpo quase petrificado, enquanto se lamentava em voz alta do frio mortal. A certa altura, o comandante do pelotão, exasperado com os lamentos, gritou-lhe:
Foda-se, a fazer-se de mártir com o filho da puta do frio. Pense em nós, que temos que voltar.

----------------------

Santiago Mutis Durán (Bogotá, 1951) é poeta, ensaísta e editor. Filho do poeta Álvaro Mutis. Mora em Bogotá. O texto ′′ Os cinco contos curtos mais belos do mundo segundo García Márquez ′′ foi publicado pela primeira vez na sua revista Conversas de La Soledad.
Bogotá, março de 2001.
Publicação original para LBA / Isabel Martinho
___*___
Conversas Revista da Solidão, Bogotá, 2001
https://www.dkfev.de/downloads/KA_Archiv/KA_106_plus.pdf

No comments:

Post a Comment