July 01, 2021

Infográfico de hoje - como somos dependentes da História geográfica do planeta

 


Interessantíssimo, este infográfico.


ru/beckettshep



"No ponto em que se estava, na História, no primeiro mapa, durante a metade do Cretáceo (cerca de 30 milhões de anos antes do T-rex) a América do Norte está dividida em dois sub continentes: Laramidia (uma ilha que então existia) a oeste, e Appalachia a leste, com o Mar Interior Oeste a separar os dois. Este Mar Interior acabou por ser drenado para o Golfo do México.

A costa sudoeste dos Appalachia tem um grande depósito de nutrientes e sedimentos. Estes sedimentos são rochas e minerais depositados ao longo da costa pantanosa do sul do continente dos Apalaches, que existiu há cerca de 100 milhões de anos -antes da América do Norte se dividir.

O segundo mapa mostra a localização do solo da Blackland Prairie. (cinturão negro) Este solo é conhecido pela sua elevada fertilidade, como resultado dos nutrientes depositados durante o período Cretáceo. Dezenas de milhões de anos mais tarde, proprietários de fazendas ricas instalaram as suas plantações aí, onde outrora existiam linhas costeiras primitivas de solo rico.

O mapa 3 mostra as zonas de grande propriedades, os tamanhos modernos das quintas no Alabama. As maiores quintas (mostradas a vermelho) podem ser encontradas em áreas com o solo mais fértil. Isto mostra-nos como é economicamente importante o solo da 
Blackland Prairie.

As propriedades mais ricas tinham o maior número de populações de escravos de acordo com o censo de 1860. Nessa altura, os escravos representavam 45% da população do Estado. Apenas 3% da população negra do Estado era constituída por cidadãos livres. Nas regiões mais escuras do mapa, as pessoas escravizadas representavam mais de 80% da população. Os escravos trabalhavam principalmente em plantações de algodão e estas plantações eram mais comuns nas áreas com o solo mais fértil, portanto, de grandes proprietários esclavagistas. (mapa 4)

Apesar dos 150 anos que separam estes dois mapas (o 4 e o 5), eles mostram uma estreita correlação entre as populações escravas históricas e as populações Negras modernas. Os negros permaneceram aí, até hoje, porque é financeiramente caro deixar a cidade natal e emocionalmente caro deixar para trás os seus amigos e família.

Finalmente o mapa 6 mostra-nos os resultados das eleições de 2020. Áreas com grandes populações Negras são muito mais propensas a votar no Partido Democrata (mostrado a azul), provavelmente porque a ideologia Republicana actual é muito parecida à dos seus antigos opressores. Esta tendência prossegue a leste e oeste do Alabama, ao longo do chamado "Cinturão Negro" do sul dos EUA e ao longo da linha costeira enterrada do continente Cretácico dos Apalaches.

A paisagem política do Alabama foi lançada há 100.000.000 anos."




O Mar Interior Ocidental — também chamado de Mar Interior da América do Norte, Mar do Cretáceoou Mar de Niobrara — foi um enorme mar interior que separou o continente da América do Norte em duas metades durante o Cretáceo Superior. (wiki)

No comments:

Post a Comment