July 04, 2021

'Exomente' - o enredamento de todas as coisas

 


O trabalho de Pierre Huyghe, Exomind situa-se na continuidade dos sistemas interligados vivos. Compreende uma escultura, uma colmeia viva e um conjunto de trocas com a flora e fauna que a rodeia.

Situada no ecossistema dinâmico de Wied il-Luq, em Buskett Gardens, na Ilha de Malta, está o elenco de uma escultura de uma figura feminina cega, agachada. A sua cabeça é obscurecida por uma colmeia, lar de uma colónia de abelhas Buckfast que se encontram num processo constante de construção e ampliação da sua estrutura. Este crescimento só é possível como parte do processo de polinização das flores na área, pelo que a constante modificação da forma humana é uma expressão visível do enredamento de uma forma com centenas, se não milhares de outras. A compreensão, a comunicação e o conhecimento, simbolicamente contidos no cérebro, mostram-se aqui uma 'exo-mente' uma mente em formação continua na sua interacção com o ambiente. Estes elementos serão deixados a si próprios para determinar, ou não, a sua própria organização e potencial evolução.

A montagem do trabalho revelou-se um desafio, com as abelhas rainhas transportadas da Cornualha, explica o apicultor Ray Sciberras. "Foram trazidas para a Air Malta no final de Agosto", diz ele. "Começámos com as abelhas maltesas, e as suas congéneres britânicas tomaram conta delas". A escultura foi instalada à noite, quando as abelhas aparentemente não estão tão nervosas. Os visitantes do jardim terão de ficar a uma ligeira distância da estrutura saturada de abelhas.

Fonte: exomind




Imagem: Exomind, 2017. Betão fundido com colmeia de cera, colónia de abelhas, laranjeira (Daidai), ameixeira (descendente de Tobiume), plantas, areia, pedras, gato calico, formigas, aranha, borboletas, lagoa de betão com lírios de água (descendentes de Giverny), axolotl (salamandra) e insectos.
Crédito fotográfico: Ichikawa e Kei Maeda. Cortesia do artista; Taro Nasu, Tóquio; O Museu Nacional de Arte Moderna, Tóquio; e o Santuário Dazaifu Tenmangu.

2 comments:

  1. Ainda bem que me avisas onde é que ela está que é para eu não a ver! Escultura com abelhas??!! LIVRA!

    ReplyDelete
  2. ahahahah

    acho-a linda e muito pedagógica

    ReplyDelete