April 20, 2021

Uma flor para cada dia da semana

 


1. ANEMONE

A anémona é também conhecida como a flor do vento. De facto, vem de uma palavra grega que significa literalmente "filha do vento". Diz-se que as pétalas coloridas desta flor só se abriam quando o vento soprava. As anémonas do mar tomaram os seus nomes no final do século XVII à sua semelhança destas flores. (foto wikimedia)

2. AMARYLLIS


Nos poemas pastorais de Theocritus, Ovid, e Virgil, Amaryllis era um nome comum para uma bela rapariga do campo. Carl Linnaeus, o pai da taxonomia moderna, adoptou Amaryllis para esta família de flores no final do século XVII. O nome Amaryllis pode derivar de um verbo grego que significa "cintilar" ou "brilhar", apropriado para as ricas veias vermelhas que sobressaem das longas pétalas brancas destas flores.  (foto - NENNIEINSZWEIDREI, PIXABAY // PUBLIC DOMAIN)


3. CHRYSANTHEEMUM


Fiéis à sua etimologia, os crisântemos florescem muitas vezes num tom de ouro impressionante. A palavra crisântemo, vem do grego krysanthemon, que significa "flor de ouro". O primeiro componente, krysos ("ouro"), aparece no termo biológico chrysalis. O segundo, anthos ("flor"), aparece, entre outras palavras, em antologia, literalmente "uma colecção de flores", utilizada pela primeira vez para uma compilação de pequenos poemas no início dos anos 1600. (foto - MARJONBESTEMAN, PIXABAY // PUBLIC DOMAIN)


4. MARGARIDA


O seu nome científico é Bellis perennis. O português adoptou a palavra do latim «margarita» que, por sua vez, vem do grego «margarites» que significa «pérola». Nos tempos medievais, os romanos chamavam à flor «solis oculus», ou seja, «olhos de sol». (foto - OPTIMUSIUS1, PIXABAY // PUBLIC DOMAIN)


5. MIOSÓTIS


Miosótis tem origem no grego e significa 'orelha de rato', uma alusão à forma da folha de algumas das espécies do género. No entanto, o outro nome porque é conhecida, 'não-me-esqueças'  tem origem nos renascentistas. Estes acreditavam que se usassem estas flores de cores suaves, nunca seriam esquecidos pelos seus amantes, fazendo da flor um símbolo de fidelidade e amor eterno. Outras línguas traduziram também ne m'oubliez mye: Para esta flor, o alemão tem Vergissmeinnicht, o sueco tem förgätmigej, e o checo tem nezabudka(foto - HANS, PIXABAY // PUBLIC DOMAIN)


6. PAEONIA


Acreditava-se que a peónia tinha propriedades curativas na medicina antiga, razão pela qual o seu nome poderia honrar Paion, o médico dos deuses na mitologia grega. O nome Paion poderia vir de um verbo grego de raiz que significa "tocar", daí "aquele que toca", daí "cura". O seu nome também nos dá paean, "um cântico de louvor", pois Paion tornou-se identificado com Apolo, deus grego da música e da poesia. (foto - NOWAJA, PIXABAY // PUBLIC DOMAIN)


7. TULIPA


O seu nome foi inspirado na palavra ‘tulipan’ que significa turbante, característica relacionada com o formato da flor. As tulipas são originárias da Turquia e foram levadas para a Holanda por volta de 1560, depois do botânico Conrad Von Gesner as ter catalogado em 1559, usando bulbos originais recolhidos em Constantinopla, atual Istambul. As tulipas expressam o amor perfeito. Os significados das tulipas estão relacionados com a forma de suas flores coloridas, elegantes, românticas e brilhantes. As plantas de tulipas apresentam bulbos, que duram vários anos quando tratados adequadamente. Cada bulbo produz em regra uma única flor no início da primavera. (foto - COULEUR, PIXABAY // PUBLIC DOMAIN)

No comments:

Post a Comment