Lemos esta notícia e ficamos com a impressão de que alguma coisa mais do que é dito se passará porque não é normal que um país respeitável viole um acordo internacional que firmou há um par de meses. Portanto, há aqui qualquer coisa que não é dita e que poderia esclarecer esta decisão que, vista assim, parece um precedente uma deriva lunática. Vamos ter que ir ler jornais e fontes inglesas para perceber os dois lados da questão. Isto de percebermos que não estamos a ser informados devidamente, irrita um bocado.
UE lança queixa formal contra o Reino Unido por violação do acordo do “Brexit”
Processo começa com o envio de uma carta formal, nesta segunda-feira, pela decisão unilateral britânica de estender o período de tolerância para os controlos fronteiriços na Irlanda do Norte.
A União Europeia prepara-se para oficializar, nesta segunda-feira, uma queixa contra o Reino Unido pela sua decisão unilateral de estender o período de tolerância para os controlos fronteiriços sobre determinados bens que entram na Irlanda do Norte vindos do restante território britânico.
(...)
As perturbações verificadas nos portos norte-irlandeses nestes primeiros meses do ano estão a afectar o fluxo de entrada de produtos na Irlanda do Norte e, por isso, o Governo britânico tem vindo a exigir à UE que estenda o período de tolerância – que termina no final do mês – nos controlos sobre determinados bens, essencialmente agrícolas e alimentares, até 2023.
Face à resposta negativa de Bruxelas, que mantém as negociações em aberto, Downing Street decidiu então agir de forma unilateral, estendendo esse período experimental, que implica menos controlos e menos burocracia, até ao dia 1 de Outubro.
(...)
No comments:
Post a Comment