... ou The Long Now Clock, e um relógio mecânico que é suposto durar 10 mil anos, sempre a marcar o tempo com precisão e com um mínimo de manutenção. Da autoria de Danny Hills, o relógio, que toca a cada passagem de ano, de século e de milénio, bem como música, de vez em quando, está a ser construído dentro de uma montanha no Texas, com o intuito de nos pôr a pensar a longo prazo.
I want to build a clock that ticks once a year. The century hand advances once every 100 years, and the cuckoo comes out on the millennium. I want the cuckoo to come out every millennium for the next 10,000 years.
É difícil imaginar como será o planeta daqui a 10 mil anos. Se ainda será habitável e, se o for, como será falado este tempo. Se o relógio, a existir ainda, será falado como uma construção genial ou uma amostra do nosso estado rudimentar de conhecimento. Quando nos pensamos daqui a dez mil anos, num futuro que imaginamos completamente dominado pelo mundo artificial da tecnologia, de repente vemo-nos como estando muito perto do silex e da invenção do fogo, na medida em que o tempo que nos separa desses primeiros humanos, apesar de ser muito mais do que 10.000 anos, foi um tempo lento, marcado pelos ritmos da Natureza e do Cosmos, sempre repetitivos e iguais, enquanto que o tempo actual, marcado pela tecnologia, é um tempo vertiginoso.
No comments:
Post a Comment