March 05, 2021

Aspectos positivos do mundo contemporâneo

 


Cada vez é mais difícil os líderes prenderem, mandarem matar e torturar opositores políticos, jornalistas e activistas, porque o mundo inteiro está a ver e intervém. 

---------------------------------------------------

A principal revista científica @Nature discute a carta assinada inicialmente por 100 e, depois, por 1000 cientistas.

"Estamos entre os mais de 900 académicos que assinaram uma carta aberta (ver go.nature.com/2ovm) em Fevereiro apelando ao fim da escalada de violência contra a oposição política na Rússia, e às autoridades para restabelecer um diálogo aberto com o público. Dois laureados com o Prémio Nobel e membros de academias nacionais de todo o mundo assinaram.

A carta expressa graves preocupações: brutalidade policial; decisões judiciais visando a oposição política; e o aparente uso de armas químicas, que viola o direito internacional. A carta apela à cessação da perseguição do líder da oposição Alexei Navalny e dos seus apoiantes e a uma investigação sobre o seu alegado envenenamento. Exige cooperação internacional para enfrentar conjuntamente as ameaças globais, e o fim do uso da força contra manifestantes pacíficos.

O físico nuclear russo Andrei Sakharov começou a sua palestra Nobel depois de ganhar o Prémio Nobel da Paz de 1975, declarando: "Paz, progresso, direitos humanos - estes três objectivos estão insoluvelmente ligados". Uma signatária da carta, Natalia Berloff, professora de matemática na Universidade de Cambridge, Reino Unido, afirmou que, perante a injustiça, "estar em silêncio significa ser cúmplice".

Apelamos aos membros da comunidade científica global para que apoiem os colegas na Rússia".

No comments:

Post a Comment