March 30, 2021

Aniversário de van Gogh

 


Três mulheres importantes na vida de van Gogh:


Jo Bonger

O sucesso global de Vincent é em grande parte graças à sua cunhada Jo. Estava casada com Theo van Gogh há menos de dois anos quando ele faleceu, pouco depois da morte do seu irmão Vincent. Jo ficou com um jovem filho e um apartamento cheio de obras de arte de Vincent. Com 28 anos de idade, teve de repente de se sustentar a si própria e ao seu filho.

Theo sempre quis tornar conhecido o trabalho do seu irmão. Jo estava desejosa de realizar este desejo, em memória do seu marido. Muito estrategicamente, vendeu as obras de Vincent a museus e coleccionadores, e desse modo assegurou que fossem vistas por pessoas de todo o mundo.

Depois, em 1914, publicou uma antologia das cartas de Vincent a Theo. Todos podiam agora ler sobre as ideias, pensamentos e sonhos de Van Gogh. Como resultado, ainda mais pessoas começaram a apreciar o seu trabalho.

Quando Jo morreu em 1925, a obra de Vincent já
se tinha tornado mundialmente famosa.

-----------------

Agostina Segatori

Quando estava em Paris, Vincent encontrou um lugar para exibir o seu trabalho: o café Le Tambourin. Era cliente habitual do café e teve uma breve relação com a proprietária, Agostina Segatori. A antiga modelo de arte utilizou as suas poupanças para abrir o café que se tornou popular entre artistas, escritores e críticos e as paredes foram decoradas com obras dos artistas que frequentavam o Le Tambourin.

De acordo com o seu amigo Paul Gauguin, Vincent estava muito apaixonado por Agostina. No retrato que Vincent pintou dela, ela está à mesa sentada num banquinho. Há um copo de cerveja em cima da mesa, e Agostina segura um cigarro aceso. Os pires debaixo do seu copo traem o facto de ela estar na sua segunda cerveja. Beber e fumar não era considerado apropriado para senhoras respeitáveis na altura, era algo associado a tipos artísticos e a prostitutas.


Agostina era uma mulher moderna e progressista para o seu tempo. Era independente, pois ganhava o seu próprio dinheiro com o café, e oferecia aos artistas mais significativos da época um lugar para exibirem o seu trabalho. No fundo da pintura, podemos ver as gravuras japonesas que Vincent tinha posto em exposição no café.

Agostina e Vincent infelizmente acabaram a relação e Vincent quis todos os seus quadros de volta, só que  Le Tambourin foi à falência e foi vendido, com os quadros de Vincent que ainda lá estavam.

-------------------



A mãe de van Gogh

Vincent teve as suas primeiras lições de desenho em casa de sua mãe. Ela também encorajou os seus filhos a cantar, a fazer trabalhos artesanais e a ler muito.

Os pais de Van Gogh não tiveram um trabalho fácil. Vincent abandonav trabalhos e estudos e também se apaixonou pelas mulheres erradas: a filha da sua senhoria, a sua própria sobrinha e uma antiga prostituta. Mas os pais de Van Gogh apoiaram-no sempre. Ajudaram-no a encontrar trabalho e ofereceram-lhe sempre um tecto quando ele precisou.

Vincent podia ser um pouco difícil, mas nunca teve más intenções. Em 1884, quando a sua mãe estava em casa depois de partir uma perna, Vicent pintou a igreja da aldeia deles para a animar. ,Van Gogh pintou as folhas de Outono nas árvores de Inverno nuas. E acrescentou também grupos de fiéis, alguns deles com roupas de luto, quando o pai o ministro da igreja, morreu.

Depois de Vincent se ter mudado para França, trocou cartas com a sua mãe. Isto manteve-o actualizado sobre a forma como ela estava. Em 1889, Vincent enviou-lhe algumas obras de arte por correio. Infelizmente, Vincent e a sua mãe nunca mais se voltaram a ver. Vincent morreu antes de ele ou a sua mãe terem tido a oportunidade de se visitarem.

Fonte: vangoghmuseum

--------------------------------


(excerto de uma carta a seu irmão)


My dear Theo,

(...)

Na Primavera, um pássaro numa gaiola percebe muito bem que há algo em que seria bom; sente muito claramente que há algo a ser feito, mas não o consegue fazer; o que é, ele não consegue lembrar claramente, tem uma vaga ideia e diz a si próprio, "os outros estão a construir os seus ninhos e a fazer os seus pequenos e a criar a ninhada" e bate com a cabeça contra as barras da sua gaiola. E depois a gaiola fica ali e o pássaro fica louco de sofrimento. E no entanto o prisioneiro vive e não morre; nada do que se passa no interior se mostra no exterior: está de boa saúde, está bastante alegre à luz do sol. Mas depois vem a época da migração. Um ataque de melancolia - mas, dizem as crianças que cuidam dele, ele tem tudo o que precisa na sua jaula, afinal - mas ele olha para o céu lá fora, pesado de nuvens de tempestade e no seu interior sente uma rebelião contra o destino. Estou numa gaiola, estou numa gaiola e por isso não me falta nada, seus tolos! Eu, eu tenho tudo o que preciso! Ah, por piedade, dêem-me liberdade, para ser um pássaro como os outros pássaros! 
Um homem ocioso assemelha-se a um pássaro ocioso como aquele.
E muitas vezes é impossível para os homens fazer qualquer coisa, prisioneiros em não sei que tipo de gaiola horrível, horrível, muito horrível. Há também, eu sei, libertação tardia. Uma reputação arruinada com razão ou sem ela, pobreza, inevitabilidade das circunstâncias, infortúnio; isso cria prisioneiros.
Nem sempre é possível dizer o que é que confina, que imura, que parece enterrar e no entanto sente-se, não sei que barras, não sei que portões - muros.
Será tudo isso imaginário, uma fantasia? Penso que não; e depois pergunta-se a si mesmo, Querido Deus, será isto por muito tempo, será isto para sempre, será isto para a eternidade?
Sabes, o que faz desaparecer a prisão é cada apego profundo e sério. Ser amigos, ser irmãos, amar; isso abre a prisão através do poder soberano, através de um feitiço muito poderoso. Mas aquele que não tem isso permanece na morte. Mas onde o amor surge de novo, a vida surge de novo.
E a prisão é por vezes chamada de preconceito, mal-entendido, ignorância fatal sobre isto ou aquilo, desconfiança, falsa vergonha.
Mas para falar de outra coisa, se eu desci no mundo, tu, por outro lado, subiste. E embora eu tenha perdido amizades, tu ganhaste-as. Isso deixa-me feliz, digo-o com verdade, isso far-me-á sempre feliz. Se não fosses tão sério e profundo, poderia temer que não durasse, mas como penso que és muito sério e muito profundo, estou inclinado a acreditar que durará.  
Mas se se tornasse possível para ti ver em mim algo que não fosse um ocioso do tipo mau, eu ficaria muito satisfeito com isso.
E se alguma vez puder fazer algo por ti, ser-te útil de alguma forma, sabes que estou ao seu serviço. Uma vez que aceitei o que me deste, poderias igualmente pedir-me algo se eu pudesse ser útil de uma forma ou de outra; isso far-me-ia feliz e eu considerá-lo-ia um sinal de confiança. Estamos bastante distantes uns dos outros, e em certos aspectos podemos ter formas diferentes de ver, mas mesmo assim, um de nós poderá, um dia ou outro, ser útil ao outro. Por hoje, aperto-te a mão, agradecendo novamente a gentileza que me demonstraste.
Agora, se quiseres escrever-me um destes dias, o meu endereço é C. Decrucq, rue du Pavillon 8, Cuesmes, perto de Mons, e fica sabendo que, ao escreveres-me, me farás bem.

Yours truly,
Vincent

------------------------------

van Gogh punha amor em tudo o que pintava e daí as suas obras serem tão comoventes. 

Três livros. Dois deles quase se confundem com o fundo de cor terrena, de chão. Estão muito lidos, gastos, as pontas reviradas. São livros de uso, coisas técnicas, talvez. Ah, mas o outro? O da capa cuidada? Esse é um romance de amor - vermelho vivo como o coração.



2 comments:

  1. Comprei uma reprodução dos girassóis há muitos anos no Museu.
    Quando destralhei a casa por causa das obras, descobri-a. Vou expô-la na parede.

    ReplyDelete
  2. Adoro van Gogh :) uma espécie de Torga da pintura mas com loucura. tudo tão sofrido e sentido e forte

    ReplyDelete