March 04, 2021

17 sinais que te qualificavam como bruxa em 1692

 

... de acordo com as leis que presidiram aos julgamentos de Salem, nos EUA. Bem, parece que ser-se mulher era, só por si, um capo de armadilhas. Na realidade, alguns destes mitos não mudaram muito, só que já não se vai parar à cadeia ou à fogueira. 



1. És uma mulher de qualquer tipo?

És uma mulher de algum tipo? Se sim, és provavelmente uma das muitas noivas do inferno do diabo. Desde o período medieval, "um aspecto da mulher tem estado associado à bruxa". Durante milhares de anos, as pessoas acreditaram que as mulheres eram mais susceptíveis aos pecados do que os homens e pecar é uma clara indicação de adoração do diabo. Em Salem, das 19 pessoas enforcadas por bruxaria, cinco eram homens e 14 eram mulheres. Historicamente, os números favorecem dramaticamente as mulheres acusadas em detrimento dos homens.

2. És pobre e/ou não te podes sustentar a ti própria?

Os pobres, os sem abrigo, e os forçados a contar com o apoio da comunidade estavam entre os mais vulneráveis e frequentemente acusados de bruxaria. Sarah Good, enforcada em 1692, era extremamente antipática e desconfiada pelos vizinhos só porque vagueava de casa em casa a mendigar comida.

3. És rica e financeiramente independente?

Se é suma mulher adulta que vive sem qualquer apoio monetário adicional, provavelmente também tens um frasco de olho de salamandra na tua despensa. Qualquer indicação de que uma mulher poderia viver sem a ajuda ou supervisão de um homem fazia soar o alarme. Essa mulher teria, provavelmente, sido isolada da comunidade - até, claro, ter sido presa e levada a julgamento. Entre 1620 e 1725, 89% das mulheres executadas por feitiçaria na Nova Inglaterra eram mulheres sem irmãos ou filhos para partilhar a sua herança.

4. Tens uma ou mais amigas mulheres?

Uma nota para todas as adolescentes populares e para o elenco de Sexo e a Cidade: um grupo de mulheres reunidas sem um acompanhante masculino foi considerado uma "reunião do clã para adorar o Diabo". As mulheres estão a comungar com o cosmos sujo e o diabo.

5. Tiveste uma discussão com uma ou várias amigas mulheres?

Infames caçadores de bruxas como Matthew Hopkins e John Searne inspiraram tal terror na comunidade que não demorou muito tempo para as mulheres se acusarem umas às outras de bruxaria como forma de desviar a atenção de si mesmas. Segundo a autora Elizabeth Reis, "as mulheres tinham mais probabilidades do que os homens de serem convencidas desta cumplicidade com o diabo, e dadas tais convicções sobre si próprias, podiam mais facilmente imaginar que outras mulheres estavam igualmente amaldiçoadas".

Veja-se o caso de Rachel Clinton: "Mulheres de valor e qualidade acusaram-na de as ter infectado com o cotovelo" quando passou por elas na igreja. Rachel, ela própria uma mulher de "valor e qualidade", teve uma mãe mentalmente perturbada e um casamento tardio que a levou a deslizar para uma classe social inferior. Acrescente-se a isso uns histéricos aos gritos sobre um toque no cotovelo e Rebecca foi condenada por bruxaria.

6. Tiveste uma discussão ou conflito com alguém?

O importante a lembrar é que qualquer pessoa pode acusar qualquer um. E acusaram. Se alguém se visse acusado de praticar bruxaria de qualquer tipo por qualquer tipo de pessoa, poderia muito bem ter sido visto a voar nu sobre a lua num pau de vassoura feito de orelhas de um amante amaldiçoado.

7. És muito idosa?

As mulheres mais velhas, casadas e não casadas, eram extremamente susceptíveis a acusações. Rebecca Nurse, por exemplo, estava no início dos anos setenta quando foi julgada, condenada, e condenada à morte por ser bruxa.

8. És muito nova?

Dorothy Goode tinha apenas 4 anos quando confessou ser uma bruxa (implicando simultaneamente a sua mãe, Sarah, que foi enforcada em 1692). Dorothy foi presa durante nove meses. A experiência deixou-a permanentemente louca.

9. És uma curandeira?

Se havia um trabalho que punha as pessoas em risco de serem acusadas era este de ser curandeira. Margaret Jones, foi executada em 1648 por isso. Tinha avisado as pessoas que se não fizessem os tratamentos prescritos, continuariam a estar doentes. O que hoje em dia se diria ser apenas, senso comum.

10. És casada mas tens poucos ou nenhum filho?

Isso é porque o diabo amaldiçoou o teu ventre profano com a infertilidade. Além disso, se os teus vizinhos e os seus seis filhos sofrem de alguma forma, eles quase de certeza acreditam que a ciumenta que vive ao seu lado amaldiçou a sua casa.

11. A tua vizinha tem dificuldade em engravidar?

Se um jovem casal próximo está a ter dificuldades em conceber, é quase certo que estás a roubar-lhes bebés. Porque és uma bruxa.

12. Exibiste comportamentos de teimosia, distância ou iniciativa?

Se mostraste qualquer tipo de atrevimento ou resposta pronta, provavelmente és bruxa. Mais uma vez, no julgamento de Rachel Clinton, os seus acusadores solidificaram o caso contra ela com o seguinte: "Será que ela não mostrou o carácter de uma mulher amargurada, intrometida e exigente, em suma, o carácter de uma bruxa ao repreender, responder e não lutar?"

13. Tens alguma verruga, sinal de nascença ou, por exemplo, um terceiro mamilo?

Qualquer um destes encontrados no corpo de uma mulher poderia ser interpretado como a marca do Diabo. É também aqui que os animais familiares da bruxa, como um cão, gato, ou cobra, se apegariam a ela para beber o seu sangue. Os acusados eram completamente depilados de todos os pêlos do seu corpo até ser encontrado algum tipo de marca. Agora imagine um cachorrinho a zumbir da marca de beleza de Marilyn Monroe.

14. Entornaste leite ou manteiga?

Vários testemunhos contra as bruxas mencionam produtos lácteos estragados, relacionados com a acusação. Sê honesta acerca do estado do teu frigorífico, antes de continuares... se alguma das vacas locais não estiver a produzir leite, a culpa é provavelmente tua também.

15. Sexo fora do casamento?

Atira-te já para o fogo infernal se este se aplicar a ti. Uma das vítimas em Salem foi Martha Corey, que na sua juventude teve um filho ilegítimo e provavelmente mestiço. Acabaria por casar duas vezes, a segunda vez com Giles Corey, ele próprio "uma pessoa escandalosa no seu tempo anterior". Quando os julgamentos das bruxas aconteceram, as indiscrições do passado de Martha não ajudaram exactamente a sua defesa, e ela foi condenada e enforcada. 

16. Tentaste adivinhar a identidade do teu futuro marido?

Ah, pois. Se alguma vez sonhaste acordada sobre a sua alma gémea, escreveste o seu nome no teu caderno, então, como Tituba, uma mulher escrava que de Salem, as tuas actividades poderiam ser interpretadas como bruxaria. Durante muito tempo pensou-se que Tituba encorajou as jovens raparigas a prever as identidades dos seus futuros maridos, e ela tornou-se uma das primeiras mulheres em Salem acusada de praticar o ofício.

17. Quebraste qualquer uma das milheres de regras da Bíbli e, desse modo, entraste directamente num pacto com o diabo?

Quebrar qualquer regra bíblica poderia levar a uma acusação de bruxaria. Lembra-te: os Puritanos cumpriam rigorosamente as interdições do Sabbath, o que significava: nem fogo, nem comércio, nem viagens. Nem adultério, levar as pessoas a outros deuses, seja por profecia ou sonhos, mentir, ser guloso, ocioso, ou faltar à igreja. Sobretudo, nada de cabelo comprido.

Fizeste alguma destas coisas? Então és culpada de praticar feitiçaria. Está presa ao inferno, e provavelmente serás enforcada, queimada, ou deixada a apodrecer numa prisão imunda até à tua morte. Que as sombras escuras vos camuflem no seu miserável abraço. Salve Satanás.

por LEAH BECKMANN

No comments:

Post a Comment