Os antigos, tendo em consideração a construção rigorosa do corpo humano, elaboraram todas as suas obras, especialmente os seus templos sagrados, de acordo com estas proporções; pois encontraram aqui as duas figuras principais sem as quais nenhum projecto é possível: a perfeição do círculo, o princípio de todos os corpos regulares, e o quadrado equilátero". - Luca Pacioli
Foto: Ramesses II no templo de Abu Simbel, Egipto, 1865 (colorido)
Sempre quis ir a Abu Simbel...e sempre adiei a viagem. Agora não sei quando irei!
ReplyDeleteé tão bonito que é difícil dizer com palavras
ReplyDeleteHá muitos anos inscrevi-me na Universidade Aberta e fiz três cadeiras da Licenciatura em História: Civilizações Pré-Clássicas, Grécia e Roma. Não continuei o curso porque a minha filha era bebé e eu não tinha tempo para estudar mais. Mas gostei muito do que aprendi, principalmente com o professor das Pré-Clássicas que era um especialista no Egipto. Uma vez, ele falou-me duma viagem que lá tinha feito e Abu Simbel foi a cereja no topo do bolo.
ReplyDeleteUm ótimo professor!
Fiz essa viagem ao Egipto no ano anterior aos atentados e confusões que fecharam o Egipto ao turismo. Repetia-a se pudesse. Não se vê em outros sítios nada como aquilo. E está parado no tempo. É como se andássemos para trás.
ReplyDelete