February 26, 2021

Ishtar

 


Ishtar – a deusa mesopotâmica da guerra, do erotismo e do amor sexual, tinha o poder de atribuir o género.

Conhecida como a "Rainha do Céu", adorada na Suméria, na Acádia e na Babilónia, estava associada ao planeta Vénus. Era a divindade mais alta do panteão e os seus símbolos eram o leão e a estrela de oito pontas. 

Esta grande placa de Ishtar data do séculos VVIII ou XIX AEC e a figura da deusa alada estava originalmente pintada de vermelho.

Está no British Museum. Para saber mais: http://ow.ly/xLXD30rwmIs



A Porta de Ishtar - a oitava porta da cidade da Babilónia. Foi construída por volta de 575 AEC pelo rei Nabucodonosor, no lado norte da cidade. Está decorada com os símbolos da deusa.






3 comments:

  1. É linda! Tenho uma foto ao lado dela. Que saudades tenho de ir a Londres...😟

    ReplyDelete
  2. Não me lembro de a ter visto no museu mas também fui lá há tantos anos...

    ReplyDelete
  3. Este comentário é meu mas o meu telemóvel censura tudo da google...

    ReplyDelete