February 25, 2021

Gigante de sal


 

Finalmente está o nosso ′′ Gigante de Sal ′′ em Valencia!! Muito obrigado a La Marina de València por nos proporcionar está localização tão espetacular, na nossa terra e perto do Mediterrâneo. Obrigado a Frederic Herrera por ser a fonte da nossa inspiração, e a Minor Chaves que sofreu o indizível posando como modelo.
Quando criamos a obra, inspiramos-nos na dança japonesa Butoh que apareceu depois da Segunda Guerra Mundial, após os bombardeamentos de Hirosima e Nagasaki, tentávamos transmitir a força que essa dança tem e principalmente a sua mensagem: a capacidade do ser humano de se recuperar após uma catástrofe, de nascer de novo, de renascer.
Nunca pensámos que logo depois de terminar a obra teríamos que enfrentar uma situação como a atual, uma pandemia que fez o mundo estremecer mostrando-nos a fragilidade do ser humano.
Espero que o nosso ′′ Gigante de Sal ′′ seja um reflexo do que vamos conseguir, de aprender com os nossos erros e de que voltemos a renascer como humanidade.
----------------------------------------------------------------------------------
(o que gosto nesta escultura? O homem está numa posição que obriga o corpo a uma tensão impossível de aguentar. E, no entanto, ele aguenta. É o estado, físico e mental da maioria das pessoas em grandes períodos da vida. E também aguentamos. Em geral...)


Coderch & Malavia, escultores



de
Coderch & Malavia

2 comments:

  1. Eu gosto, mas agora não posso dizer porquê. Estou a um minuto de começar uma formaçãozinha.

    ReplyDelete