January 31, 2021

Uma coisa e outra coisa a propósito de ontem




Uma coisa:

... que me deixa estupefacta. Ontem fui fazer um procedimento cirúrgico que já tinha feito há meia dúzia de anos no mesmo hospital. Portanto, uns anos antes da doença oncológica e dos 580 actos, exames, tratamentos médicos mais os seus 150 acessos enfiados nas veias dos braços e das mãos. Ia, nessa altura, um bocado assustada e muito contrariada, ainda não tinha a paciência treinada para estas coisas. Quem me atendeu nessa altura foi o chefe dos enfermeiros do serviço respectivo e fiquei com muito boa impressão dele. Muito competente e simpático sem ser peganhento como alguns são. Pois, pelos vistos não lhe passei essa impressão porque ontem, quem me atendeu foi ele outra vez e o homem lembrava-se de mim! Quando o vi tive uma vaga impressão que era a mesma pessoa: a mesma figura, a mesma atitude calma e segura a fazer as coisas, mas não me lembrava de ele ser tão formal e sério. A certa altura pergunta-me, 'a senhora já tinha estado neste hospital, neste serviço?' Disse que sim, há meia dúzia de anos para fazer a mesma coisa. 'Pois. Espero que desta vez esteja tudo bem e se precisar de alguma coisa diga', diz ele. Foi-se embora... ...fiquei a pensar, 'mas o que terei dito ao homem para ele se lembrar de mim ao deste tempo todo e de centenas, ou mais, de doentes que entretanto lhe passaram pelas mãos...?' Se calhar não disse nada, é só a minha cara de preocupada e séria que faz sempre as pessoas pensarem que estou chateada ou então foi porque ele me fez uma recomendação antes de eu sair do hospital, isso lembro-me, e eu não a segui porque não achei prático e estava com pressa de me ir embora do hospital. Se calhar foi por isso, ficou ofendido.' E não se esqueceu! Resolvi ser super simpática com o enfermeiro e pedir-lhe ajuda três vezes, mesmo sem precisar (isto de mostrar que se quer ajuda mesma sem precisar é obrigatório com enfermeiros. Aprendi isso à minha custa, depois de errar três vezes. Só à 3ª percebi) Quando saí de lá à tarde já éramos amigos :)

Outra coisa:

... eu agradecia que o ME mandasse pagar o que me devem. Mudei de escalão em Maio do ano passado, mas ainda não me mudaram. Primeiro foi porque mandaram atrasar as subidas para Julho, depois é verdade que a minha ficha na plataforma do SIGRHE estava sempre com erros: ou faltava um coisa ou tinha uma informação errada... enfim... mas desde Novembro que está corrigida, não tenho nenhum impedimento para a mudança e no entanto, não me mudam de escalão. A minha doença custa muito dinheiro, as cirurgias custam dinheiro... agradecia que me pagassem o que me devem.

No comments:

Post a Comment