Este filme é sobre a descoberta e escavação de um navio funerário, real, anglo-saxónico, mais o seu tesouro, em Inglaterra, em vésperas da Segunda Grande Guerra: o tesouro Sutton Hoo de Suffolk.
É com a Carey Mulligan (gosto imenso da voz desta actriz: a dicção, a entoação, o sotaque), o Ralph Fiennes e outros bons actores. Muito bom o filme: a cinematografia mostra a Inglaterra campestre no seu melhor e os ingleses no seu melhor.
Quem descobre e escava o navio é um indivíduo -Basil Brown- da classe trabalhadora, não arqueólogo, mas um grande especialista de uma família com tradição nesse ofício, a quem os arqueólogos do British Museum, assim que sabem da descoberta, tentam tirar, o trabalho e os louros.
Mas esta não é apenas uma história da escavação de um navio histórico, pois paralelamente a essa escavação, há uma outra do passado dos personagens. Portanto, o filme é também, e sobretudo, acerca das pessoas envolvidas nesse acontecimento: as suas vidas, os seus dramas, a maneira como se cruzam umas com as outras e deixam marcas indeléveis, algumas para já não se separarem.
No comments:
Post a Comment