NovoScriptorium: A classe dos ricos é descrita pelo poeta como "inútil" (isto é, sem nenhuma contribuição útil para o estado / para o bem comum). Também é acusada de ganância desenfreada. Essa sempre foi a regra - parece que, em cada época, havia pouco espaço para as suas possíveis excepções. Devido ao forte vínculo atemporal entre Poder e Riqueza, os efeitos negativos nas vidas de muitos por causa da ganância dos ricos dentro de uma (cada) política é um evento mais esperado.
A classe dos pobres e necessitados, que encontram grandes dificuldades no seu quotidiano, cheios de angústias e com grande ansiedade de sobrevivência, tem uma tendência intemporal para a inveja daqueles que têm um relativo ou grande conforto no seu quotidiano. Por causa dessa paixão, e também por causa da falta de educação adequada e cultivo espiritual (por causa de suas dificuldades financeiras), são as vítimas fáceis que são exploradas por demagogos competentes. Quantos estados e regimes não foram derrubados desta forma! Este parece um procedimento bastante padrão na história humana registrada.
A partir de certo ponto da História, junto com os demagogos, foram acrescentados os vários meios reforçadores de manipulação das massas. O cultivo e a aplicação da propaganda nunca foram tão fáceis como nos tempos modernos. E enquanto nos últimos séculos e milénios um demagogo capaz (ou um pequeno grupo deles) poderia manipular as massas invejosas para derrubar os ricos e poderosos, para que ... os pobres e necessitados pudessem satisfazer-se 'rebaixando' a odiada classe alta ( enquanto, é claro, os demagogos e alguns dos anteriores 'pobres e necessitados' se tornariam ... a nova 'classe alta'), nos tempos modernos aqueles que manipulam e impõem as várias propagandas e agendas são os próprios ricos.
Portanto, esses parecem agora ter encontrado uma maneira de governar "para sempre", sem nunca enfrentar o perigo (certeza em séculos e milénios passados) de serem derrubados por turbas furiosas e invejosas.
Desde os primórdios da vida urbana, estes sempre foram vários pequenos empresários e comerciantes, vários técnicos, vários empregados, balconistas e até artistas.
Vamos concentrar-nos no axioma de que "a classe média preserva as cidades (e os sistemas políticos)". Então, se, por qualquer motivo, essa classe entrar em colapso, toda a cidade (governo) estará condenada ao colapso. A frase "A ordem estabelecida pela política" não se refere apenas a leis possíveis; refere-se principalmente às próprias Tradições e Herança da política. Por outras palavras, se a classe média entrar em colapso, então a política, junto com suas Tradições e Herança, entrará em colapso também.
-têm laços muito fortes com o (s) Governo (s) / Poder, ou mesmo controlam-nos totalmente -usar os meios à sua disposição para impor o medo, a inveja e a ansiedade na população em geral (ao mesmo tempo, cultivar as paixões de cada indivíduo, ou mesmo as paixões de cada povo / nação diferente, se examinarmos numa escala mais ampla)
-usam os meios à sua disposição para preservar um grande número de massas 'pobres e necessitadas', que, no momento oportuno, poderiam ser usados - naturalmente dirigidos pelos vários meios de manipulação - para atingir objetivos ou criar condições adequadas, convenientes, para os seus objectivos.
-utilizam os meios à sua disposição para educar as pessoas de forma a cumprir os seus objetivos, ao mesmo tempo que promovem uma cultura de desvalorização da espiritualidade e das virtudes e valores em geral.
-usam os meios à sua disposição para causar a destruição da classe média
-usam os meios à sua disposição para impor uma agenda que promova a eliminação das Tradições e do Património.
Logo, devemos estar alarmados de que o seu objetivo não seja apenas um pouco mais de controle sobre o sistema político, mas a transformação completa do sistema político em outra coisa, provavelmente com características totalitárias.
Pesquisa-Análise para NovoScriptorium: Isidoros Aggelos
(tradução minha)
E está tudo nos Clássicos!
ReplyDeleteestá lá muito, sim
ReplyDelete