December 18, 2020

Se a classe média entrar em colapso, todo o sistema político está condenado ao colapso

 


Se a classe média entrar em colapso, todo o sistema político está condenado ao colapso


Análise de um  excerto de, Eurípides, As Suplicantes, v. 238-245

Ancient Greek: “τρεῖς γὰρ πολιτῶν μερίδες: οἳ μὲν ὄλβιοι ἀνωφελεῖς τε πλειόνων τ᾽ ἐρῶσ᾽ ἀεί: οἳ δ᾽ οὐκ ἔχοντες καὶ σπανίζοντες βίου δεινοί, νέμοντες τῷ φθόνῳ πλέον μέρος, ἐς τοὺς ἔχοντας κέντρ᾽ ἀφιᾶσιν κακά, γλώσσαις πονηρῶν προστατῶν φηλούμενοι: τριῶν δὲ μοιρῶν ἡ ‘ν μέσῳ σῴζει πόλεις, κόσμον φυλάσσουσ᾽ ὅντιν᾽ ἂν τάξῃ πόλις.”

Tradução - “Pois existem três categorias de cidadãos; os ricos, um conjunto inútil que sempre anseia por mais; o povo pobre e destituído, temeroso, que nutre a inveja mais do que o correcto e atira dolorosas ferroadas contra os homens que têm alguma coisa, iludidos como são pela eloquência de líderes perversos; enquanto a classe ,que está no meio das três preserva cidades, observando a ordem que o estado ordena. ”

NovoScriptorium: A classe dos ricos é descrita pelo poeta como "inútil" (isto é, sem nenhuma contribuição útil para o estado / para o bem comum). Também é acusada de ganância desenfreada. Essa sempre foi a regra - parece que, em cada época, havia pouco espaço para as suas possíveis excepções. Devido ao forte vínculo atemporal entre Poder e Riqueza, os efeitos negativos nas vidas de muitos por causa da ganância dos ricos dentro de uma (cada) política é um evento mais esperado.

A classe dos pobres e necessitados, que encontram grandes dificuldades no seu quotidiano, cheios de angústias e com grande ansiedade de sobrevivência, tem uma tendência intemporal para a inveja daqueles que têm um relativo ou grande conforto no seu quotidiano. Por causa dessa paixão, e também por causa da falta de educação adequada e cultivo espiritual (por causa de suas dificuldades financeiras), são as vítimas fáceis que são exploradas por demagogos competentes. Quantos estados e regimes não foram derrubados desta forma! Este parece um procedimento bastante padrão na história humana registrada.

Espalhar ansiedade e medo entre uma população, ao mesmo tempo que lhe impõe pressão financeira, é um sinal muito claro de que aqueles que puxam os cordões buscam alguma mudança política (benéfica para eles) ou mesmo o totalitarismo. 
A partir de certo ponto da História, junto com os demagogos, foram acrescentados os vários meios reforçadores de manipulação das massas. O cultivo e a aplicação da propaganda nunca foram tão fáceis como nos tempos modernos. E enquanto nos últimos séculos e milénios um demagogo capaz (ou um pequeno grupo deles) poderia manipular as massas invejosas para derrubar os ricos e poderosos, para que ... os pobres e necessitados pudessem satisfazer-se 'rebaixando' a odiada classe alta ( enquanto, é claro, os demagogos e alguns dos anteriores 'pobres e necessitados' se tornariam ... a nova 'classe alta'), nos tempos modernos aqueles que manipulam e impõem as várias propagandas e agendas são os próprios ricos. 

Portanto, esses parecem agora ter encontrado uma maneira de governar "para sempre", sem nunca enfrentar o perigo (certeza em séculos e milénios passados) de serem derrubados por turbas furiosas e invejosas.

A classe média, segundo Eurípides, é aquela que ‘preserva as cidades’ e ‘guarda a ordem estabelecida pela política’. Mas quem são essas pessoas, que não são pobres nem ricas? São aqueles que não enfrentam as dificuldades diárias de sobrevivência dos destituídos, mas, ao mesmo tempo, não podem ser comparados aos verdadeiramente ricos. 
Desde os primórdios da vida urbana, estes sempre foram vários pequenos empresários e comerciantes, vários técnicos, vários empregados, balconistas e até artistas. 

Vamos concentrar-nos no axioma de que "a classe média preserva as cidades (e os sistemas políticos)". Então, se, por qualquer motivo, essa classe entrar em colapso, toda a cidade (governo) estará condenada ao colapso. A frase "A ordem estabelecida pela política" não se refere apenas a leis possíveis; refere-se principalmente às próprias Tradições e Herança da política. Por outras palavras, se a classe média entrar em colapso, então a política, junto com suas Tradições e Herança, entrará em colapso também.

Concluindo esta breve análise, podemos dizer, relativamente aos ricos, que: 

-têm laços muito fortes com o (s) Governo (s) / Poder, ou mesmo controlam-nos totalmente -usar os meios à sua disposição para impor o medo, a inveja e a ansiedade na população em geral (ao mesmo tempo, cultivar as paixões de cada indivíduo, ou mesmo as paixões de cada povo / nação diferente, se examinarmos numa escala mais ampla) 

-usam os meios à sua disposição para preservar um grande número de massas 'pobres e necessitadas', que, no momento oportuno, poderiam ser usados ​​- naturalmente dirigidos pelos vários meios de manipulação - para atingir objetivos ou criar condições adequadas, convenientes, para os seus objectivos.

-utilizam os meios à sua disposição para educar as pessoas de forma a cumprir os seus objetivos, ao mesmo tempo que promovem uma cultura de desvalorização da espiritualidade e das virtudes e valores em geral.

-usam os meios à sua disposição para causar a destruição da classe média 

-usam os meios à sua disposição para impor uma agenda que promova a eliminação das Tradições e do Património.

Logo, devemos estar alarmados de que o seu objetivo não seja apenas um pouco mais de controle sobre o sistema político, mas a transformação completa do sistema político em outra coisa, provavelmente com características totalitárias. 

Pesquisa-Análise para NovoScriptorium: Isidoros Aggelos

(tradução minha)

2 comments: