December 03, 2020

Pôr as coisas em perspectiva

 


Isto é verdade. Os restaurantes têm os trabalhadores em layoff a receber os salários por inteiro. Aqui esta funcionária pública está sem poder trabalhar e com grande corte no salário: a mim ninguém me pôs em layoff. Estou sem ser aumentada há 11 anos, roubaram-me quase nove anos de serviço, prometeram-me devolver dois e meio e ainda não vi nada.

Há restaurantes que puseram mãos à obra e continuam a trabalhar. Provavelmente facturam menos, ganham menos, cobram menos mas não perderam os clientes. Recebo emails de restaurantes onde costumava ir, a oferecer vouchers, outros a publicitar a oferta de entrega de comida ao domicílio. 

Eu sou a favor de se apoiar a restauração, mas também é necessário que essas pessoas se organizem e vão à luta em vez de ficar a pedir. 

Aqui no mercado de Setúbal, por exemplo, há peixeiras que entregam o peixe em casa, todo arranjado e preparado para fazer. Há restaurantes que nunca deixaram de funcionar porque fazem comida para fora e entregam em casa. Não digo que isso seja possível a todos, mas os restaurantes de um certo nível têm essa possibilidade. Estas pessoas estão habituadas a um certo nível de vida pelos preços que cobram e não perceberam ainda que toda a gente está a fazer sacrifícios.

Hoje li no jornal que não sei quem está chateada porque recebia 18 mil euros e agora só vai receber 9 mil euros ou que recebia 9 mil euros e agora vai receber metade. É preciso não ter noção do país em que estamos para se virem queixar de ganhar 9 mil euros.




esta.imagem não é minha

2 comments:

  1. No outro dia, na TV, ouvi uma apresentadora a publicitar um concurso qualquer e a dizer que mil euros era um ordenadao dos bons....

    ReplyDelete
  2. essa gente ganha 30 mil euros por mês por fazer programas parvos.

    ReplyDelete