December 20, 2020

Perspectivas

 


Estamos em 18º lugar. Isto impressiona-me porque somos um país minúsculo, comparados com esses outros, mas temos quase tantos sítios considerados com valor para serem património mundial como outros enormes e cheios de História, também. Países como o Brazil ou os EUA têm só mais 4 ou 6 sítios que nós. Países como a Rep. Checa, a Áustria, a Suíça e outros estão atrás de nós. Num espacinho tão pequeno como o nosso temos paisagens, culturas e hábitos bastante diferenciadas. Tirando o bacalhau... 😁

---------------------------------------------------------

Countries with major concentrations of World Heritage Sites[edit]

This overview lists countries with ten or more World Heritage Sites.

  • Purple: countries with 50 or more heritage sites
  • Brown: countries with 40 to 49 heritage sites
  • Light brown: countries with 30 to 39 heritage sites
  • Orange: countries with 20 to 29 heritage sites
  • Blue: countries with 15 to 19 heritage sites
  • Green: countries with 10 to 14 heritage sites

6 comments:

  1. Ó pá, a Áustria está atrás de nós?! Não é possível! Só quem nunca foi à Áustria é que pode dizer uma coisa dessas....
    Nós só temos chouriças e vinho verde! Por amor de Deus!

    ReplyDelete
  2. Não é verdade, Manuela. A Áustria, como outros países, são muito iguais, quer dizer, são enormes e têm muita história mas houve lá muita guerra que destruiu tudo e têm muitas montanhas mas que viu uma viu todas... tirando o matterhorne. Tu tens aqui (como em Espanha, só que Espanha é enorme) zonas verdes de florestas e bosques , zonas de montanha, zonas de praia e zonas de deserto. Andas 50 quilómetros e a paisagem mudou radicalmente e ainda tens os açores e a madeira. Quando passas de Espanha para frança, da fronteira até Bordéus, são 500 e tal quilómetros de campo raso: milho à direita, milho à esquerda.

    ReplyDelete
  3. Ó pá, a primeira vez que fui a França tinha dez anos!Fui de carro e passei os Pirenéus. Aquilo é fabuloso! Toda a França.
    Não sei quais são os critérios, mas não concordo. Não acho Portugal nada de especial!

    ReplyDelete
  4. Quer dizer que temos coisas únicas...não são tão grandiosas como as de outros, porque são à nossa escala, mas são únicas. Se queres ver quais são vai aqui ver: http://whc.unesco.org/en/statesparties/PT

    A França está muito à nossa frente. Está em 5º lugar no grupo da Espanha e da Alemanha. Que a Itália não esteja destacada à frente de todos é que me admira. A Itália é um país lindo de uma ponta à outra e os italianos, como têm bom gosto, ainda o fizeram mais bonito.

    ReplyDelete
  5. Eu fui consultar o site que me mandaste e isto é um perfeito disparate. Comparar o Palácio de Mafra com o Schönbrünn ...é que não há comparação possível! E a cidade de Salzburg com Elvas?! Mas está tudo doido?!

    ReplyDelete
  6. Não é a cidade de Elvas, é a fortificação abaluartada, que vem do reinado de D. Sancho II e é a maior do mundo na tipologia de fortificações abaluartadas terrestres, possuindo um perímetro de oito a dez quilómetros e uma área de 300 hectares. E Mafra não é só o palácio: é o jardim do cerco e a tapada que é reserva de biosfera. O palácio é um exemplo lindo de arte barroca com os seis orgãos e os dois carrilhões únicos, e uma biblioteca das mais bonitas do mundo. As coisas não são únicas apenas por serem grandiosas e cheias de ouro e riquezas como o Schönbrünn. Há outros valores.

    ReplyDelete