Estamos em 18º lugar. Isto impressiona-me porque somos um país minúsculo, comparados com esses outros, mas temos quase tantos sítios considerados com valor para serem património mundial como outros enormes e cheios de História, também. Países como o Brazil ou os EUA têm só mais 4 ou 6 sítios que nós. Países como a Rep. Checa, a Áustria, a Suíça e outros estão atrás de nós. Num espacinho tão pequeno como o nosso temos paisagens, culturas e hábitos bastante diferenciadas. Tirando o bacalhau... 😁
---------------------------------------------------------
Countries with major concentrations of World Heritage Sites[edit]
This overview lists countries with ten or more World Heritage Sites.
- Purple: countries with 50 or more heritage sites
- Brown: countries with 40 to 49 heritage sites
- Light brown: countries with 30 to 39 heritage sites
- Orange: countries with 20 to 29 heritage sites
- Blue: countries with 15 to 19 heritage sites
- Green: countries with 10 to 14 heritage sites
Ó pá, a Áustria está atrás de nós?! Não é possível! Só quem nunca foi à Áustria é que pode dizer uma coisa dessas....
ReplyDeleteNós só temos chouriças e vinho verde! Por amor de Deus!
Não é verdade, Manuela. A Áustria, como outros países, são muito iguais, quer dizer, são enormes e têm muita história mas houve lá muita guerra que destruiu tudo e têm muitas montanhas mas que viu uma viu todas... tirando o matterhorne. Tu tens aqui (como em Espanha, só que Espanha é enorme) zonas verdes de florestas e bosques , zonas de montanha, zonas de praia e zonas de deserto. Andas 50 quilómetros e a paisagem mudou radicalmente e ainda tens os açores e a madeira. Quando passas de Espanha para frança, da fronteira até Bordéus, são 500 e tal quilómetros de campo raso: milho à direita, milho à esquerda.
ReplyDeleteÓ pá, a primeira vez que fui a França tinha dez anos!Fui de carro e passei os Pirenéus. Aquilo é fabuloso! Toda a França.
ReplyDeleteNão sei quais são os critérios, mas não concordo. Não acho Portugal nada de especial!
Quer dizer que temos coisas únicas...não são tão grandiosas como as de outros, porque são à nossa escala, mas são únicas. Se queres ver quais são vai aqui ver: http://whc.unesco.org/en/statesparties/PT
ReplyDeleteA França está muito à nossa frente. Está em 5º lugar no grupo da Espanha e da Alemanha. Que a Itália não esteja destacada à frente de todos é que me admira. A Itália é um país lindo de uma ponta à outra e os italianos, como têm bom gosto, ainda o fizeram mais bonito.
Eu fui consultar o site que me mandaste e isto é um perfeito disparate. Comparar o Palácio de Mafra com o Schönbrünn ...é que não há comparação possível! E a cidade de Salzburg com Elvas?! Mas está tudo doido?!
ReplyDeleteNão é a cidade de Elvas, é a fortificação abaluartada, que vem do reinado de D. Sancho II e é a maior do mundo na tipologia de fortificações abaluartadas terrestres, possuindo um perímetro de oito a dez quilómetros e uma área de 300 hectares. E Mafra não é só o palácio: é o jardim do cerco e a tapada que é reserva de biosfera. O palácio é um exemplo lindo de arte barroca com os seis orgãos e os dois carrilhões únicos, e uma biblioteca das mais bonitas do mundo. As coisas não são únicas apenas por serem grandiosas e cheias de ouro e riquezas como o Schönbrünn. Há outros valores.
ReplyDelete