December 20, 2020

De repente, há fases inteiras da história cuja evolução se percebe muito bem

 


A moda é um poço de informação sobre mentalidades, vida prática, costumes, riqueza, etc., das sociedades. Quando olhamos para a moda da Belle Époque, até 1914, era comprida, recatada e espartilhante.


Depois veio a guerra, os homens partiram, as mulheres foram trabalhar e as roupas mudaram porque não eram práticas; também porque era preciso poupar dinheiro e os tecidos da moda eram caros para se fazerem vestidos com imenso pano a arrastar pelo chão. Os costumes desespartilharam-se também, como acontece frequentemente durante o tempo de guerra. 

A meio da guerra, os vestidos já tinham perdido os espartilhos e subido até quase ao joelho.


No fim da guerra, em vez do descanso veio a gripe espanhola, a prolongar o tempo de stress e de dificuldades e a aumentar o número de mortes - uma pandemia que durou de Janeiro de 1918 a Dezembro de 1920.

Quem é que, ao fim de quase um ano de pandemia, restrições, confinamentos, mortes de familiares, desemprego e o mais que, neste momento, o mundo enfrenta, 100 de medicina e tecnologia depois, não percebe, agora, a razão dos loucos anos 20, depois de quatro anos de uma guerra mundial e quase três de pandemia?

moda dos anos 20 -  poucos anos depois da 1ª fotografia

... também percebemos a 'lei seca', uma tentativa desastrada de travar a soltura dos costumes.

Vamos ver se no fim da 'nossa' pandemia também vamos ter uma época de loucos costumes de soltura.

No comments:

Post a Comment