Tenho andado arredada do livro, primeiro porque tive formações (daqui a uma semana começo outra) e não tinha tempo, mas depois por causa da úlcera no olho. Dado que isso está muito melhor e já não sinto dor nem dificuldade em concentrar a vista, vou voltar à FE de Hegel. Ainda vou muito no princípio... progride-se bem em certas partes e depois noutras, muito devagar e a ler coisas paralelas. Tenho um vocabulário de Hegel -este aqui em francês- mas não é grande coisa; quer dizer, ele explica os conceitos hegelianos com a mesma linguagem de Hegel. Um bom comentador de um filósofo tem que ser simultaneamente um bom professor. Alguém com um grande domínio da linguagem e um espírito analítico capaz de desconstruir a arquitectura conceptual de um termo ou ideia no seu esqueleto. Heidegger é um óptimo professor. Aquele livro dele sobre Nietzsche, uma pessoa lê-o e percebe as partes mais complexas porque ele sabe desconstruir, explicar, relacionar de maneira que faz o difícil parecer fácil. Gadamer é outro indivíduo excelente a explicar ideias e obras filosóficas.
Enfim, ando à procura de um dicionário hegeliano e fui dar com este: 670$ na versão capa dura! Que raio... não percebo. Não é uma raridade, nem um tesouro, é só um livro. É por ser uma 1ª edição... Esta gente está toda doida... Mesmo a versão paperback custa 35 €, se juntarmos os portes de envio, é coisa para custar 45€. Epá, isso era se eu lesse dois ou três livros por mês ou assim... vou arranjá-lo doutra maneira. Isto irrita.
Entretanto, pus-me a ver livros e vi uma colecção de livros giríssimos para miúdos, daqueles que os adultos também gostam sobre animais e plantas. Baratos, ainda por cima. Hei-de ir lá buscá-los :)
No comments:
Post a Comment