November 25, 2020

"Teremos Natal se o PCP quiser"

 


Completamente de acordo com este artigo - Alguém se lembra do surto de Covid em Setembro, por coincidência umas semanas após a festa do Avante? Toda a conversa da liberdade política só para se escusarem às regras que impõem aos outros. Por isso também já ninguém vota neles.


-------------------
Tenho ultimamente referido a ausência de uma cultura do exemplo como o pior da ação do Governo ao longo da pandemia. Nem o executivo nem os seus correligionários e amigos cuidaram de transmitir boas práticas aos cidadãos. Muito antes pelo contrário.

Lembramo-nos das comemorações do 25 de Abril de Ferro Rodrigues, dias depois de os portugueses estarem proibidos de circular entre concelhos. Dos festejos do Dia do Trabalhador e das camionetas que transportaram manifestantes arregimentados, ao passo que Fátima fazia o 13 de Maio sem peregrinos. Ou da Festa do Avante, com música e público, por oposição à anulação dos festivais de verão. E, agora, o cúmulo de um congresso partidário durante um fim de semana de confinamento. Tudo sinais perfeitamente contrários ao que se pretendia que as pessoas fizessem.

Não se trata de ser católico e de não ser comunista. Trata-se de ficar estupefacto com a realidade - um partido cujos fundamentos estão na igualdade de direitos, na abolição dos privilégios e na sociedade sem classes a ser vergonhosamente protegido e beneficiado. Jerónimo pode o que ao dono de restaurante é vedado, a CGTP consegue o que o pequeno comércio nem sonha. Não estamos num estado de emergência. Vivemos num estado de exceção. Exceção às obrigações e regras que os portugueses cumprem e o PC está autorizado a violar.

A cultura do exemplo não tem tanto a ver com a fórmula 1 no Algarve ou com a praia de Carcavelos. A cultura do exemplo é o que nos mostram os responsáveis públicos e políticos através das medidas que aprovam e dos casos excecionais que permitem. Em Portugal, a cultura política é pouca e o exemplo público está errado. Ah, e teremos ainda o Natal. Que não é quando o Homem quiser. O Natal, em 2020, é se e como o PC quiser.


 

No comments:

Post a Comment