November 12, 2020

Está na altura de falar de coisas difíceis - CTT expresso

 


Quando é que encomendei este livrinho? Dia 9. Estamos a 12, portanto, há 3 dias, não completos. Encomendei-o da Amazon inglesa. Já chegou. 

(um aparte - ligaram-me, atendi o telefone e ouço uma voz do outro lado: 'oi, Beatrisse?' Sim. 'tudo beim? Sou eu, tô chegando na tuá porrta'  -ah..., ok, mas quem és tu? 'Sou o Jairr, tenho tua encomenda dá Amazoni' LOL)

Mas pronto, passando a comicidade do estafeta da empresa de transporte, isto é um serviço de primeira. 
Dizem-nos muito para darmos prioridade às pequenas empresas portuguesas, o que tento fazer, aliás, mas a questão é que os CTT expresso (não o normal que é lento mas funciona) tornaram-se uma firma de serviço muito incompetente, cheio de ladroagem e sem respeito nenhum pelas pequenas companhias.

Se eu mandar vir um produto da Amazon, como este, ou de outra grande companhia multinacional, como a Fnac ou isso, os produtos aparecem-me em casa no dia a seguir, mesmo se são pequenas coisas como este livrinho, e se não aparecem eu mando um email a queixar-me e no dia a seguir tenho o produto em casa.
É que os CTT, mesmo no meio da sua enorme incompetência (trocam encomendas, deixam os papéis em vez das encomendas, trocam as moradas, etc.) sabem que não podem desagradar aos grandes grupos que envolvem muitos milhares de euros de negócios.

Mas se compro alguma coisa de uma empresa pequena, seja ou não portuguesa, não querem saber e desde as encomendas desaparecerem até extraviarem-nas há de tudo. Acho que contei aqui no blog a peripécia que foi a máquina de prensar óleo de amêndoa de um agricultor de Braga que veio parar a minha casa - duas vezes!

De modo que, por muito que queiramos beneficiar as pequenas empresas portuguesas, os CTT não deixam...


2 comments: