November 18, 2020

Como sabemos que a UE está em decadência?

 


Os países não sabem pôr as prioridades em ordem e passam o tempo a ver quem está à frente, quem é mais rico, quem se pode aproveitar dos outros e por aí fora em vez de se ajudarem uns aos outros. 
Sabemos que estamos no meio de uma tempestade económica enorme por causa da Covid, mas os países discutem se devem dar o dinheiro e a quem e quem tem de prestar vassalagem a quem, etc. Parecem adolescentes ou narcísicos.
Sim, o problema do autoritarismo crescente na Hungria e na Polónia é muito preocupante mas o do colapso das economias europeias se esta tempestade feia se transformar numa tempestade perfeita é mil vezes pior porque a pobreza interna dos países mais a desigualdade entre países estão directamente ligadas ao populismo.
Agora estamos no tempo de tratar os problemas da pandemia e depois logo se trata dos outros e o contrário não é possível, nem desejável, neste momento.
E o pior é que estes passos em falso são dados enquanto temos à frente da UE a Merkele que é alguém com uma cabeça equilibrada, apesar de tudo e trava os impulsos oníricos de Macron com quem faz panelinha. Quando vier o senhor que se lhe segue, se calhar estamos completamente tramados.

Dá vontade de dar um grito: PRECISAMOS DE OUTROS LÍDERES


Não há plano B para bloqueio da Hungria e Polónia ao pacote de resposta à crise


Presidência alemã da UE insiste que a única alternativa é a aprovação do orçamento e fundo de recuperação que Budapeste e Varsóvia estão a pôr em causa por discordarem da condicionalidade ao Estado de Direito.

Ideias há muitas, mas por enquanto a discussão sobre os passos que a União Europeia pode dar para ultrapassar o bloqueio da Hungria e Polónia, que põe em risco a aprovação do pacote de resposta à crise composto pelo próximo quadro financeiro plurianual e fundo de recuperação, é meramente académica.

2 comments: