Creches na Finlândia construíram um ‘piso de floresta’ e mudou o sistema imunológico das crianças
O experimento na Finlândia é o primeiro a manipular explicitamente o ambiente urbano de uma criança e depois testar as mudanças em seu micriomato e, por sua vez, no sistema imunológico de uma criança.
Embora as descobertas não contenham todas as respostas, elas apóiam uma ideia importante – a saber, que uma mudança nos micróbios ambientais pode afetar com relativa facilidade um microbioma bem estabelecido em crianças, ajudando seu sistema imunológico no processo.
A noção de que um ambiente rico em seres vivos impacta nossa imunidade é conhecida como ‘hipótese da biodiversidade’. Com base nessa hipótese, uma perda de biodiversidade em áreas urbanas poderia ser pelo menos parcialmente responsável pelo recente aumento de doenças relacionadas ao sistema imunológico.
“Os resultados deste estudo apoiam a hipótese da biodiversidade e o conceito de que a baixa biodiversidade no ambiente de vida moderno pode levar a um sistema imunológico deseducado e, consequentemente, aumentar a prevalência de doenças imunomediadas,” escrevem os autores .
Vamos todos para o campo! 😊
ReplyDeleteI wish... ando a ver se convenço uma pessoa a ir passar uma semana ao campo. Sair daqui.
ReplyDeleteEu queria sair daqui mas para um sítio de jeito! Agora, com esta pandemia, não há!
ReplyDeleteHá sítios isolados no campo, onde não estamos em contacto com outras pessoas. Estou a precisar de natureza natural :)
ReplyDelete