October 20, 2020

Qual é o problema das religiões?

 


O problema é que nas religiões as leis de Deus estão acima das leis humanas. Na religião muçulmana como nas outras. Daí que haja um constante tensão entre as leis do Estado e as da religião - Comum a todas as religiões: as normas de submissão das mulheres aos homens através do controlo do seu corpo; o controlo da existência alheia (eutanásia, o aborto, etc.) a obediência dogmática e acrítica; o controlo da sexualidade (gays, transgéneros, etc.), etc. Como consequência temos que as religiões não respeitam os direitos humanos que são os princípios soberanos nos Estados laicos, democráticos.

Nos Estados autoritários de cariz religioso, de onde são provenientes todos estes terroristas, a questão dos direitos humanos nem sequer se põe. São completamente mitómanos. 

O discurso das religiões é um discurso que só por acaso é a favor do Estado e isso acontece quando o Estado é a seu favor. Depois, como nos Estados não-laicos autoritários os crentes são vistos como soldados de Deus e a linguagem que se usa é de guerra, a violência não é um mal em si, mas um instrumento.


Autoridades encerram mesquita em Paris após decapitação de professor

Uma mesquita nos arredores de Paris foi encerrada depois da transmissão de um vídeo na rede social Facebook a denunciar a exposição das caricaturas do profeta Maomé pelo professor que foi morto, anunciou o ministro do Interior de França.

2 comments:

  1. Ora aqui está uma explicação clara e precisa. É mesmo isto e mais nada!E quem não perceber isto.....

    ReplyDelete