October 25, 2020

Livros de comer e chorar por mais

 


Tenho imensa pena que não haja cá uma editora como a Folio. Une gourmandise. É a única palavra que me vem à cabeça para a descrever. Os livros são sempre edições excelentes, com um cuidado e um rigor extraordinário. São bons livros, não são livros apenas para enfeitar. Mas, o que os torna une vai gourmandise irresistible é a edição propriamente dita: o papel escolhido tem a ver com o conteúdo, assim como a letra e a capa; as ilustrações e ornamentos do texto. Por exemplo, outro dia li aqui um poema de uma antologia de poemas ingleses e a edição, cheia de ilustrações lindas, é forrada numa capa de tecido de seda com motivos de pequenas liras a lembrar O Bardo, naturalmente. Quem é que resiste? E o cheiro do livro... sou muito sensível a cheiros e há livros cujo cheiro é irresistível - aquele cheiro a baunilha e couro... meu deus.... O cheiro destes livros, combinado com o aspecto... dá vontade de trincar.

Evito ir ao site da editora porque assim que faço log in começam a mandar-se sugestões de coisas que eles sabem que gosto e não resisto. Já compro livros nesta editora há 30 anos. Tenho pena que não exista cá uma coisa do género. Temos boas editoras em termos de cuidado com os livros mas não isto que não se consegue resistir. Houve anos em que comprava muitos livros da Folio, mas agora não. Os livros estão caríssimos e o envio que eles fazem, com grande cuidado, é verdade, é o preço de um outro livro, de modo que agora compro menos. Mas há colecções que continuo a fazer se sai um novo livro e, há livros que não resisto. Agora comprei o Sharpe, que andava para ler há muito tempo e fui dar com esta edição linda - não a deluxe, que tem a assinatura manuscrita do autor, que não me interessa particularmente e, à conta disso, custa 150 libras, antes dos portes de envio.

Olha estas ilustrações do Sharpe.



Para os fãs do GOT esta edição é linda:





Olha esta do Chytty Chytty bang bang do Ian Fleming...



A edição do Jurássico Parque.


- comprei estes dois livros (Odisseia e Ilíada) mais os outros dois da colecção (os do Herodotus) há uns 15 anos por 10 libras cada um, mais 5 libras de envio. Agora reeditaram-nos e cada um deles custa mais que o preço que dei pelos 4... 50 libras cada um, mais 15 ou 20 libras de envio... são 70 euros cada livro mais os portes... quem quiser a colecção tem que dar quase 400 euros ou coisa do género... chiça! Estes livros da Folio sempre foram caros mas não como são agora. Tornaram-se objectos de luxo. Percebo porque os livros são lindos, lindos, lindos. 

De vez em quando mandam-me um inquérito para saber porque já não compro a quantidade de livros que comprava e sou mais selectiva... quer dizer, é obvio, não? Enfim, hoje não resisti.


Na sexta tinha o catálogo de Natal da editora na caixa do correio... 



No comments:

Post a Comment