August 09, 2020

Ser-se humano no meio de outros humanos

 

“To be a human being among people and to remain one forever, no matter in what circumstances, not to grow despondent and not to lose heart — that’s what life is all about, that’s its task.” (Dostoievsky)


 Dostoievsky teve uma grande vantagem sobre muitos outros escritores: aos 20 e tal anos foi preso por fazer parte de uma sociedade que publicava livros contra o czar. Foi condenado, com outros, a ser executado na praça pública como exemplo dissuasório. Já os executantes estavam no lugar com as armas destravadas e em posição de atirar e já lhe tinham dado a cruz a beijar quando, nos últimos segundos, chegou uma missiva a informar do perdão do czar. Dostoievsky passou uns anos na Sibéria mas sobreviveu. Quem mais tem uma experiência destas na sua formação? Não por acaso as suas obras são substanciais. 
Tenho andado a tentar voltar a ler literatura, romances, mas depois de ler muita filosofia, ensaios científicos e coisas do género, a literatura aparece toda um bocadinho insignificante, irrelevante, sem substância. Muito longe das obras de Dostoievsky.


No comments:

Post a Comment