August 17, 2020

A loucura humana está em destruir o que é raro e difícil de encontrar

 



'Extinct' large blue butterfly successfully reintroduced to UK

By Amy Woodyatt, CNN
   

Esta borboleta estava declaradas extintas há mais de 40 anos e há cerca de 150 anos que ninguém as via, no RU. Este ano, depois de conservacionistas terem largado larvas na natureza, cerca de 750 surgiram este Verão. Os especialistas levaram mais de 5 anos a preparar o terreno e as condições para poderem reintroduzi-las: uma das chaves do sucesso foi o controlo das formigas vermelhas da área onde foram reintroduzidas pois são vitais para o seu ciclo de via. No Verão, as formigas vermelhas carregam as larvas para os seus ninhos pensando que são uma das suas. A larva transforma-se em carnívora e alimenta-se de formigas durante todo o outono o ano até estar pronta para a metamorfose no Verão seguinte.

Foi preciso reduzir área de pasto para o gado para que as formigas aumentassem e ainda fomentar o crescimento de tomilho selvagem e manjerona que são uma fonte de alimento das borboletas e de habitat para a postura dos ovos. 

O projecto de reintroduzi as borboletas começou há 40 anos com espécies da Europa continental. Estas borboletas azuis são ainda mais sensíveis que as outras borboletas às mudanças ambientais de modo que são um barómetro do que acontece com o clima.

A loucura humana está em destruir o que é tão difícil de encontrar e preservar, como se fosse tudo igual ao litro. Vá lá que desta vez alguém se apercebeu da perda e ainda conseguiu fazer alguma coisa para reverter o processo. 

1 comment:

  1. No Jardim Zoológico de Antuérpia há um borboletário fantástico! E vi lá essas borboletas azuis...são lindas!

    ReplyDelete