July 11, 2020
Objectos de desejo
O meu novo objecto de desejo é um livro com as obras de Bruegel que descobri há bocado na sequência de andar a explorar o significado deste estranho desenho onde se vêem figuras com rosto tapado com o mesmo vime das colmeias que parecem estar a roubar, dadas as suas poses furtivas. Um homem está pendurado num ramo de árvore, como se estivesse a esconder-se dos outros.
O mel, antes da descobertas das possibilidades da cana de açúcar, era um bem valioso e a cera das abelhas ainda mais. Sabendo nós que as obras de Bruegel estão cheias de simbolismos e recados, nomeadamente acerca das guerras e conflitos que opunham católicos a protestantes, a tal ponto que pediu à mulher que destruísse muitas após a sua morte, é difícil olhar para esta obra tão estranha e não ficar a pensar o que quereria ele dizer com isto.
Enfim, para além disso, uma característica do desenho que me atrai é podermos 'ler' intenções humanas nas figuras, mesmo sem rosto, só pela posição e movimento aparente do corpo em interacção com o espaço físico e os objectos. O homem do meio parece estar muito tenso. Eles vêm protegidos com fatos especiais mas com as mãos ao ar, desprotegidas, o que é estranho. Não se percebe se os fatos são para se protegerem das abelhas, se para não serem reconhecidos. O que está na árvore está vestido normalmente. Estranho mas cativante, é difícil tirar os olhos dele. Descobri um estudo sobre esta obra que vou ler porque agora estou com curiosidade em saber sobre a obra.
A obra está num museu em Berlim ( Kupferstichkabinett) que é um museu de gravuras e desenhos. Nem me lembro de ter ouvido falar deste museu. Não estamos em tempos de poder ir passar um fim de semana a uma cidade qualquer para ir visitar um museu como fazíamos dantes, às vezes, o que é uma chatice.
Bruegel - The Beekeepers and the Birdnester
Labels:
arte
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment