July 06, 2020

Estava aqui a pensar



... como seria se estivéssemos nesta pandemia e não tivéssemos a internet e o YouTube. Fui dar com este cover do White Rabbit dos Jefferson Airplane - vieram-me logo à memória e aos sentimentos recordações de sítios, pessoas e experiências. É uma grande sorte uma pessoa ter crescido ao mesmo tempo que a música rock nascia, crescia e evoluia, no contexto de uma revolução cultural de expansão, de liberdade. Uma revolução do amor, a única revolução que não se dedica à destruição e à vingança e deixa uma estrutura de aceitação do que é diferente.
É claro que este guitarrista não é o Craig Chaquico, que tira um som da guitarra equivalente a vários... humm... fumos...  ahah   mas não interessa. A Rachael Price, que canta esta música num contexto muito diferente do de então, consegue, mais a banda, recriar o ambiente emocional da música, se bem que não o psicadélico.




Fui à procura do original e encontrei-os num programa de TV de 1967, antes do Woodstock, quando já se falava nisso e se sabia que iria ser uma coisa em grande, como se vê no fim, nas perguntas e respostas aos músicos. Tão sinceros e puros na sua entrega à revolução à música. Espíritos livres. É como eu me lembro dessa época, que chegou a aqui um bocadinho mais tarde. Há muito jazz na voz da Grace Slick.


No comments:

Post a Comment