July 04, 2020

Dá vontade de invocar o espírito de Marx e dizer, 'anda tudo vendido ao capital'




Estar à altura do prestígio que se tem

Luís Aguiar-Conraria

Lendo a notícia, ficamos a saber que Ferreira Machado foi administrador não-executivo da EDP. Nogueira Leite, idem. Também Daniel Traça, pouco depois de eleito diretor da Faculdade, foi escolhido para o Conselho de Administração do Santander Totta. Outros exemplos poderiam ser dados. Os conflitos de interesse que estas situações geram são óbvios. Por exemplo, há uns tempos, António Mexia encomendou um estudo sobre os contratos da EDP a professores desta escola, que depois usou em sua defesa. O Santander Totta foi um dos grandes financiadores do novo campus da Nova SBE e, depois, contratou o diretor da Nova SBE para o seu Conselho de Administração.

Por outro, o argumento é inconsistente com as práticas comerciais da Nova SBE. Por exemplo, um seu professor, Miguel Ferreira, aparece em anúncios do BPI promovendo os seus empréstimos à habitação com taxa fixa e é identificado como professor da Nova e diretor do seu Mestrado em Finanças.

Não discuto os problemas éticos de uma universidade pública permitir que o seu nome seja usado em campanhas publicitárias de bancos privados. Apenas sublinho a hipocrisia de não quererem a marca Nova SBE associada a alguns artigos de opinião, mas não se importarem que seja associada a produtos financeiros de bancos privados.

No comments:

Post a Comment