July 14, 2020

Como plantar uma floresta - cada um pode ser um agente de mudança



Não podemos pensar globalmente porque é muito deprimente [o estado do mundo] mas se pensarmos localmente, se perguntarmos, 'o que é que eu posso fazer, na minha comunidade, no meu espaço', há muita coisa que podemos fazer.'

Jane Goodall (ouvido agora mesmo)







Woman Spends 28 Years Creating A Lush Forest That Solved Her Village’s Water Woes!



O projecto de floresta de Jayasree, ao qual chama, 'Projecto Felicidade' tem mais de 50 variedade de árvores que ajudaram a reduzir o problema da falta de água na sua terra, Mavelikkara, Kerala!

Partir e voltar a casa

Jayasree, 54 anos - 'Os meus pais casaram-me aos 18 anos e tive de desistir da faculdade para ir atrás do meu marido para o Qatar onde ele arranjou trabalho. Oito anos depois voltámos a Kerala.' 

Depois de voltar começou a notar que a terra estava a ficar estéril com falta de água. 'Foi quando arranjei um rebento de teca e o plantei'. 

Muitos dos parentes de Jayasree criticaram a ideia de plantar tecas em vez de plantar tapioca para aumentar o rendimento da família. Para além de que não era comum plantar-se árvores a não ser de agricultura.

Entretanto, o seu filho mais velho foi diagnosticado com autismo e era difícil ajudá-lo. O projecto da floresta tonou-se o seu projecto de felicidade durante esses anos stressantes.

Mais tarde, o marido morreu. Com os dois filhos pequenos e sem ninguém em quem se apoiar a floresta tornou-se a sua fonte de positividade e ajudou-a a sentir-se viva outra vez.

O seu projecto de felicidade é agora o lar de 50 espécies de árvores como a teca, o mogno, a manga, a figueira de Bengala, a jaqueira selvagem, etc. Para além de árvores também plantou plantas medicinais.

Agora que os filhos cresceram, ajudam a mãe sempre que podem. Um dos filhos está a preparar-se para exames, outro é professor na universidade.

Os parentes e vizinhos que a criticaram agora louvam-na porque a sua floresta resolveu-lhes o problema da água . Nunca mais houve falta de água. Em 2000 era preciso cavar poços muito fundos para alcançar um bocadinho de água, mas hoje-em-dia, mesmo no Verão, nunca há falta de água. A capacidade de retenção de água da floresta encheu os lençóis de água subterrânea da área.

Quando lhe perguntam pelo esforço de manter uma floresta, responde que as folhas secas juntamente com o estrume das vacas fazem da floresta um sistema de auto-subsistência.

'Encontrei consolo na floresta durante 28 anos e quando as pessoas me perguntam como consegui fazê-la, respondo que foi por pura felicidade.'

No comments:

Post a Comment