June 09, 2020

Porque é que o ano lectivo não acaba hoje?



Mais duas semanas e meia de aulas, para quê? Para atrasar o início do próximo ano? Acabei na sexta passada o programa do 10º ano. Dei um trabalho facultativo que só fazem os alunos que querem subir um valor na nota -por princípio todos levam a nota que tiveram no 2º período-, que serão meia dúzia, se tanto, porque obriga a pensar, aplicar ideias em casos práticos a partir do que estudámos. Portanto, agora, as sessões são para tirar dúvidas ou falar do que eles queiram falar. Já estou muito cansada e os alunos também. No 12º ano continuo a dar matéria porque o programa, desde que lhe cortaram um terço da carga horária sem mexer nos conteúdos, tornou-se quase impossível de dar na totalidade sem ser às três pancadas. Aí, vou dar matéria até ao último dia e os alunos vão trabalhar até ao último dia porque continuámos com o projecto do livro que estávamos a fazer e vou ter que avaliá-lo, sendo que cabe-me a mim, depois, o trabalho de edição. É a minha parte no projecto, para além de orientar.
Estou cansada e calculo que assim que as aulas acabarem e se fizerem as reuniões de notas hão-de cair-me os exames nacionais para classificar. É que este ano não houve férias da Páscoa para descansar. Pelo contrário, trabalhou-se imenso, todos os dias sem excepção, e a maioria das vezes pela noite dentro, sexta e sábado de Páscoa e tudo, para ter o 3º período a funcionar desde o 1º dia.
Portanto, volto a perguntar? Para quê estender as aulas até ao fim deJunho? Propaganda? O ME que detesta professores e acha que não estamos a fazer nada quer mostrar que tem o chicote na mão?

No comments:

Post a Comment