May 06, 2020

Regresso à escola - para quê isto tudo?



Um aluno por secretária e intervalos passados na sala de aula. Como será o regresso às aulas


... ou melhor, para quê tanto por tão pouco?

Estas orientações complexas são possíveis, embora me pareça que em certas zonas serão difíceis de cumprir, porque estamos a falar de só regressarem à escola os alunos mais velhos, do 11º e 12º anos e para ter apenas as disciplinas de exame. Sendo relativamente poucos, mais os seus professores.

Para o próximo ano lectivo, com a escola cheia de alunos e professores em número de mais de um milhar e meio, por exemplo, cumprir estas normas é lógica, antropológica e logisticamente impossível, de modo que não percebo este regresso por um mês.

Só será possível reduzindo drasticamente o número de alunos por turma o que obriga a contratar muitos mais professores, funcionários, também, o que não vai acontecer porque é na educação, em primeiro lugar, que o governo pensa poupar dinheiro, sempre.

Acho que toda a gente leu aquele parágrafo que diz que os alunos têm as faltas justificadas se os pais optarem por não os mandar à escola, por causa da pandemia, mas que nesse caso não se lhes garante ensino à distância... claro que um professor não pode dar 6 horas de aulas na escola e depois ir a correr para casa voltar a cumprir esse horário de trabalho para os que não querem sair de casa; no entanto, esta cláusula, na prática, obriga os alunos a irem para a escola ou a desistirem deste ano lectivo. De modo que, pergunto: para quê isto tudo?

No comments:

Post a Comment