May 06, 2020

Página e meia de leitura - Kant



Fui pegar num livrinho de Kant porque precisava de ler a diferença entre os conceitos de belo e de sublime e fui dar àquele capítulo cheio de observações estúpidas, isto é, completamente imbuídas do forro cultural e desprovidas do espírito filosófico que o caracteriza - distanciamento, reflexão e objectividade - que é o capítulo sobre a diferença entre os homens e as mulheres, nestes conceitos.

Parei ao fim de uma página e meia antes de se tornar tão, tão ofensivo que corresse o risco de ter aqui mulheres a chamarem-me machista, sei lá.

Enfim, assim se vê como um homem de grande inteligência pode ser, e é, muitas vezes, estúpido.
Na verdade, ele é machista, porque o que ele diz é que as mulheres podem ser até mais inteligentes e sábias que os homens mas os homens não as querem inteligentes, nem superiores, querem-nas é belas, logo, superficiais, encantadoras, etc., porque o que lhes interessa nas mulheres é o uso e mais nada.

Ainda é muito assim, passados estes séculos... só que, sendo ele um indivíduo tão inteligente e admirável em tanta coisa, esperávamos dele mais e não o mesmo que os outros todos...



No comments:

Post a Comment