May 15, 2020

Cavalos lusitanos em acção



O cavalo lusitano é o mais antigo cavalo de sela, do mundo. Há 5 mil anos que é montado. Descendente do cavalo ibérico e do Sorraia, que ainda existe, no vale do mesmo nome (esteve à beira da extinção), esteve quase a desaparecer a seguir ao 25 de Abril.

O meu pai, que criava cavalos lusitanos (aparecem nos livros da coudelaria de Alter e lembro-me de alguns deles; um Isabel, por exemplo), juntamente com outros criadores, como se lê aqui nesta história do cavalo lusitano, fez parte de um grupo que se preocupou em manter a raça lusitana viva e pura apesar das forças de destruição da época.

Eu tinha uma égua lusitana de um negro lustroso chamada, 'lidadora' mas com o 25 de Abril tudo se esfumou de um dia para o outro, excepto a vida (por pouco), o que já não foi mau.

No filme, O Senhor dos Anéis, os cavalos usados são lusitanos, apesar de que nos comentários dos vídeos os comentadores americanos e outros ignorantes dizerem que são espanhóis, mas isso é porque pensam que Portugal faz parte de Espanha e confundem os lusitanos com os andaluzes, que têm a mesma origem mas são raças diferentes, geneticamente, na morfologia e no temperamento.

O lusitano puro é um cavalo muito dócil mas muito voluntarioso. Bonitíssimo. Cheio de nobreza e majestade - daí serem usados nas estátuas equestres.
Gosto deles todos mas tenho uma predilecção especial pelos de pelagem alazão avermelhado e, sobretudo, os tordilhos. Há isabéis lindos, claro. Alguns baios também são muito bonitos, sobretudo quando são calçados.

O cavalo é um animal estranho nisto de ser, ao mesmo tempo, elegante e poderoso. É uma combinação invulgar.



o que este cavalo está a fazer, esta hiperflexão do pescoço, chama-se 'rollkur' e é uma violência que se força na dressage. Hoje em dia é proibido forçar o cavalo com esta técnica.
não sei de quem são as fotografias - esta via Macie Castner

No comments:

Post a Comment