May 26, 2020

À espera das notícias que não vêm



... mais um dia em que estamos aqui com ar normal à conta da pura força da vontade kantiana... como é que dantes se lidava com a ansiedade? Quando os tempos de espera não se mediam em dias mas em semanas, meses, anos? Fui ver nos dicionários.

O de Cândido de Figueiredo que é de 1919 (acho), uma 'refundação', como ele lhe chama, da 1ª edicão de 1808, reduz-se a três palavras insípidas. Quer dizer que naquela época ninguém ligava nenhuma à ansiedade e era mais do género, 'desansia-te' e não incomodes. O de Roquete que ainda é mais antigo, de 1848 ou por aí, também não liga nenhuma ao termo. A ansiedade devia ser conhecida por termos literários daqueles que vêem descritos nas obras do Garret e na poesia de Camões - fogo e tremuras e isso.

O dicionário da Academia de 2001 já traz os termos separados em categorias e tudo mas é tão desinteressante que não ajuda. Para isso ia ver os dicionários de Psicologia.

O dicionário etimológico (como a enciclopédia) está quase no tecto e não me apeteceu empoleirar no escadote de modo que fui ver no equivalente inglês: mandou-me ver, 'angina' e explicou que ansiedade e angústia têm origem em angere, um termo latino que significa sufocar, apertar e que se sente (a angina) também no peito. Está certo e eles percebiam bem o sintoma.


daqui





 depois vim ao dicionário de Brunswick que é do virar do século, 1899, em plena Belle Époque, ou seja, a época das neuroses e da repressão sexual que ainda reinava, da era vitoriana que findava- tem o termo ansiedade metido na angústia -dei com esta explicação alongada e cheia de adjectivos e descrições que metem gritos, gemidos e até o transe capitalista. Esta é, de longe, a minha descrição favorita. Tanto que até me fez passar a angina do peito e a do estômago já melhorou.





A seguir fui espreitar a enciclopédia Pears



vim dar com uma explicação médica, seguida da entrada, 'suicídio'...

Isto também não ajuda...

A enciclopédia brasileira de 1900 e troca o passo está encostada ao tecto e não me apetece ir lá acima



Ficamos por aqui: donde se conclui que uma maneira caseira de lidar com a ansiedade é descentrar-se e ocupar-se com qualquer coisa.

4 comments:

  1. É, a mim também já me disseram para me desassustar...
    É claro que não consigo, como é óbvio!
    I must be weak...
    Manuela

    ReplyDelete
  2. Ó pá, não consigo! É mais forte do que eu....
    Manuela

    ReplyDelete
  3. Quanto a isso de haver aí uma parte de ti que é mais forte que tu, vai ler Kant. Aconselho a Fundamentação da Metafísica dos Costumes. É muito convincente no capítulo da autonomia da vontade.

    ReplyDelete