April 16, 2020

Porque continuamos a deixar fugir tantos bons trabalhadores?



Em idade jovem, de construir família e contribuir para a economia do País? Porque damos prioridade a banqueiros e outros que tais em detrimento de quem põe o país a andar. Não são só os enfermeiros que emigram, outras profissões também fogem da falta de reconhecimento que há aqui. Em 2019, a Inglaterra recebeu 2000 pedidos de imigração de enfermeiros portugueses. Só a Inglaterra, fora os outros países para onde emigram.

O que é que os enfermeiros portugueses têm que faz os britânicos gostarem tanto deles?


Cansada de trabalhar a recibos verdes num hospital privado, a enfermeira lisboeta decidiu, em 2014, rumar a Telford, uma cidade com mais de 140 mil habitantes no norte de Birmingham. "Quando disse que ia emigrar ofereceram-me um contrato efetivo, mas a decisão já estava tomada", recorda Marlene Gonçalves.
...
O enfermeiro de 35 anos fala de um reconhecimento social da profissão muito maior em Inglaterra do que em Portugal:
...
"Neste momento nem se fala do Brexit, mas não penso que a saída da União Europeia seja um problema para os enfermeiros", resume Sílvia Nunes.

Os três enfermeiros ouvidos pela TSF, têm ainda mais uma coisa em comum. Com filhos já nascidos do outro lado da mancha não pensam regressar a Portugal.

"Temos saudades da família e do país, mas não está no nosso horizonte nem sei se algum dia estará", assegura Marlene Gonçalves. Já Sílvia Nunes mostra-se mais cautelosa. "Não penso regressar a Portugal, não está fora de hipótese, mas por enquanto não está em cima da mesa."

No comments:

Post a Comment