April 17, 2020

Ensino à distância



Acabou-se a semana dos ensaios e testes. Conclusões:

1. a aplicação funciona bem;

2. os alunos são muito disciplinados na aplicação. Falam, um de cada vez, quando têm que escrever, nem um único utilizou as abreviaturas que usam entre eles - tudo escrito como deve ser, com a pontuação no sítio, etc. É claro que, se fosse o início do ano, no 1º período, não corria tudo sobre rodas mas já tivemos dois longos períodos de trabalho e já sabem do que a casa gasta.

3. os que chegam atrasados às aulas são os mesmos que chegam atrasados à sessão. Ou nem sequer aparecem.

4. os alunos do 12º ano estavam lá todos à hora de começar, excepto um, que apareceu mais tarde.

5. a escola é muito mais do que as aulas e é por isso que estão quase todos com saudades da escola. Alguns têm saudades das aulas e tudo, não propriamente pelo estudo, mas pela dinâmica de certas aulas que gostam.

6. o mínimo que estive com uma turma nesta semana que foi apenas de preparação, de ambientação, de teste à eficácia da aplicação e de definição de regras, foram 40 minutos, de modo que a minha ideia de, 10 a 15 minutos para uma síntese explicativa que fica gravada para quem não puder estar presente, por alguma razão fundamentada, poder ouvi-la quando puder + 15 a 20 minutos de perguntas e respostas e depois o resto do tempo para fazerem uma tarefa talvez tenha que ser revista.
Como priviligio o acompanhamento e participação nas sessões, mais que ter muitas tarefas, porque quero é que eles apreendam os conceitos e os integrem na estrutura mental de um modo dialéctico, se tiver que sacrificar alguma coisa são as tarefas, pelo menos àqueles que estão sempre presentes e participativos. Aos outros, é diferente. Aliás, arranjei uma recompensa para os que são assíduos e cumpridores.

Vamos ver. Par a semana começamos com a matéria nova e logo se vê; calculo que haja acertos, erros e rectificações porque tudo isto é novo e experimental. Sem stress.

No comments:

Post a Comment