April 22, 2020

Ensino à distância - testemunhos



Há professores no ensino básico que têm, por exemplo, 7 turmas, cada uma com mais de 25 alunos. Ou seja, há professores que têm mais de 200 alunos, sendo que a quase totalidade tem bem mais de 100.
Com esta coisa a que chamam ensino à distância, cada professor tem, portanto, que preparar, enviar, corrigir todas as semanas centenas de trabalhos e ainda responder a dúvidas dos alunos e dos pais em plataformas, e-mails e telefonemas a qualquer hora do dia. Em alguns casos, esses professores têm ainda que preparar e dar aulas síncronas, ou seja, em tele conferência. E há ainda os que, para além de tudo isto, são directores de turma e têm que coordenar o trabalho dos professores, contactar permanentemente com alunos e pais, resolver problemas sociais e de falta de equipamentos dos alunos, etc.
Como é evidente, muitos destes professores são também pais, com filhos em idade escolar a quem têm também que dar o seu apoio. E, como todos os outros cidadãos, têm que tratar da casa, cozinhar, muitas vezes ainda apoiar familiares mais velhos, ir às compras, etc. E, não o esqueçamos têm o elementar direito a momentos de descanso, lazer e fruição.
Com a forma como o ministério da educação, alguns directores tiranozecos e também alguns professores xico-espertos, estão a conduzir o desenvolvimento deste 3 º período, a maioria dos professores ou já está ou vai entrar rapidamente em burn-out.


Fernando Godinho (tirado do FB)

2 comments:

  1. Not me. I'm 63 going on 64. So, I 'm a senior!
    Faço o meu trabalho mas com calma....

    ReplyDelete
  2. Eu também estou a fazer tudo com o mínimo stress possível. Ainda agora comecei a aula do 12º, passados 20 minutos interrompi para uma tele consulta, passada meia hora que foi o tempo da consulta, voltei à aula. Na boa. Só me cansam as aulas porque os miúdos participam muito e as aulas síncronas são em média uma hora. O dobro do que tinha pensado. Uma hora de aula pelo computador e sempre sentada...

    ReplyDelete