March 04, 2020

Um artigo com chorrilho de mentiras



Não é verdade que as escolas estejam preparadas. Não é só na minha escola que andam lá à vontade alunos e professores acabados de chegar de Itália sem nenhuma precaução porque falamos com colegas de outras escolas. No Carnaval houve viagens a Itália um pouco por todo o lado e alunos viajaram com os pais para Itália, para Espanha e voltam para as escolas sem quarentena, sem testes, sem nada. Andam lá no meios de outros. A lei das probabilidades diz-nos que muitos devem estar infectados sem o saberem.

Depois não é verdade que haja condições de higiene boas escolas. A minha escola até é uma escola renovada com boas obras mas há escola que têm condições de higiene miseráveis e falta de funcionários para as limpar. Depois, no tempo da gripe A havia, na escola, desinfectantes em gel por todo o lado mas agora não há nada.

A recomendação da DGS de afastar-se de pessoas infectadas é insignificante porque não sabemos quem está infectado porque ninguém, a não ser meia dúzia de pessoas, são testadas.

Como os jovens são quem mais passa o vírus, dado que o sentem como uma constipação e não têm cuidados, as escolas são um grande foco de propagação de doenças. Hoje numa aula, dois alunos estavam adoentados, a espirrar. Mandei-os ir lavar as mãos. Foram contrariados.

Os miúdos não estão em idades de ter cuidados e o ME não mexe um dedo. Ainda não teve uma palavra sobre o assunto. Está a hibernar. Não quer saber. Não percebo porque é que os representantes dos directores e dos pais vêm dizer que está tudo preparado, sabendo que não está; quer dizer, não percebo porque se mente em vez de se agir.

De modo que este artigo é um chorrilho de mentiras para quem não sabe um boi do que se passa nas escolas.


Covid-19 nas escolas. Diretores e pais concordam que não há motivo para alarme

Nos estabelecimentos de ensino básico e secundário, as armas de combate ao novo coronavírus passam por cuidados redobrados de higiene e informação. Mas "as escolas estão preparadas e vão estar mais preparadas, se for preciso", garante o presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas.

No comments:

Post a Comment