Estamos todos preocupados com a crise económica que esta pandemia anuncia mas a todos aqueles que defendem serem exageradas as medidas de confinamento por prejudicarem a economia, só pergunto, para que serve uma economia saudável com trabalhadores mortos?
Posso ser cínico?
ReplyDeleteJá reparou nos milhões que os estados poucam com estas mortes em saúde, reformas, etc.?
Posso não ser cínica?
ReplyDeleteParece-me que essas poupanças são 'perks', mas não são procuradas por si mesmas.
Poucos são os Estados que agem com essas intenções em vista. Certo tipo de ditadores, mais do que ditaduras.
O que acontece é que os Estados valorizam o poder acima de tudo e hospitais, médicos, enfermeiros, etc. não lhes fortalecem o poder; já armas, exércitos e países com petróleo, sim, aumentam muito o poder.
Eu não teria tanta certeza. É óbvio que nunca o diriam em público, mas alguns dirigentes chineses, por exemplo, «talvez» vejam nisto uma forma de higienização.
ReplyDeleteSe atentarmos nas palavras de Bolsonaro e de Trump... na desvalorização do número de mortes e do grupo que mais é atingido...
Mas todos esses são, 'certo tipo de ditadores', embora não vivam em ditaduras. E o Trump, acho que não é como os outros, parece-me que preferia que morressem os pobres, os gays e os ateus. Além disso, a prioridade dele é ser rico e admirado, não é como os outros dois.
ReplyDelete