March 22, 2020

Ora aqui está uma grande metáfora do que vemos frequentemente nas aulas - labor versus talento



Hei-de mostrar isto aos alunos porque há imagens que sintetizam, em segundos, o que nos leva muito tempo e esforço a explicar com palavras. E de modo muito mais eficaz.

Esta pequena cena mostra duas situações:

- a primeira é que o talento, muitas vezes, vence o esforço. Pelo menos até certo ponto. Muitos alunos queixam-se das notas porque se comparam com outros que eles vêem que não se esforçam e, apesar de atribuir uma classificação ao empenho e investimento no trabalho da disciplina, por vezes os que mais se esforçam não são os que têm melhores notas.

Quem disse que a vida é justa?

Embora a maioria dos alunos não evidencie um talento especial para algo em particular (o que não quer dizer que não o tenham) alguns têm-no de modo tão evidente e vêm tão bem preparados, em termos académicos, que tudo lhes é fácil. Lembro um aluno de uma turma de artes que sem estudar e só por divertimento tinha sempre 20s a Geometria Descritiva que é uma disciplina onde a maioria dos alunos tem dificuldades. Os outros queixavam-se, 'não é justo, o João nem estuda', ao que ele respondia,  'aquilo é fácil como somar dois mais dois' e ria-se.

Os alunos não têm noção deste facto da vida que é alguns nascerem com talento especial para as aprendizagens académicas e tudo lhes é fácil. Ainda na sexta, quando enviei as notas com comentários dos trabalhos de argumentação, houve quem respondesse, dizendo que não percebia ter menos nota que outro qualquer quando tinha falado mais que essa pessoa. Pois, a questão é que alguns até falam pouco mas, fazem-no sempre bem e acrescentam valor à discussão e outros, nem por isso.

- a segunda é que o esforço vale a pena porque o cão que sobe a rede com esforço e está habituado a vencer a dificuldade, fá-lo-ia mesmo se a rede tivesse mais um metro de altura, enquanto o cão que salta a rede sem esforço, se acontecer ela ser alta demais para o seu impulso, não tem, nem o hábito de labor, nem a perseverança suficientes para persistir no esforço e desiste.
Ora, regra geral, os alunos que vão mais longe são os que persistem e vencem as dificuldades porque são capazes de resistir à frustração mantendo a motivação e o empenho. E é por isso que estudar vale a pena, porque a certa altura, todo o obstáculo é demasiado alto para o impulso natural da pessoa.

É claro que os melhores são os que, para além de terem talento, ainda lhe juntam o labor, mas esses vêm em número muito pequeno.


No comments:

Post a Comment