March 15, 2020

Ontem vi parte de um noticiário com o MST. Seria melhor pensar que gozar



Eram desnecessárias aquelas piadas dele a gozar com quem anda os supermercados a comprar papel higiénico. Uma pessoa tem-se divertido a gozar um bocado com isso para descontrair mas na verdade penso que todos percebemos que quando dizem às pessoas que talvez tenham que ficar em casa um mês ou dois, como aconteceu com a China e está a acontecer na Itália, por prudência, todos tentam abastecer-se para bastante tempo. Nem toda a gente vive sozinho ou só com uma pessoa. Se pensarmos num casal com 3 filhos e que ainda tenha que abastecer os pais ou um dos pais, impedidos de sair de casa, é evidente que têm que comprar muita coisa. Tenho um irmão que viveu com uma mulher durante uns anos e entre os dois tinham seis filhos... abastecer oito pessoas para um mês não seria pouca coisa. Eu, por exemplo, que tenho 'ordens' de não sair de casa até isto tudo passar, por pertencer a um grupo de risco, se não tivesse ninguém para me comprar certas coisas e se não tivesse possibilidade de fazer compras online, teria que ter ido a um supermercado abastecer-me para bastante tempo. De modo que uma pessoa ri-se de ver alguém com um carrinho cheio de pudins ou de papel mas não sabemos a circunstância da vida de cada um.

Parece-me mais interessante pensar que estamos tão dependentes de supermercados e redes de distribuição que se um dia houvesse uma catástrofe, íamos para os campos comer relva e ervas do campo por não sabermos alimentarmo-nos. Para já não falar nos medicamentos, que não sabemos o que nos trata e o que nos envenena. Somos muito analfabetos na auto-subsistência e nestas alturas isso vê-se. Isso é um bocadinho assustador e devia pensar-se em remediar esse analfabetismo.

No comments:

Post a Comment