March 21, 2020

dos alunos



A minha turma do 12º ano está agora a enviar-me trabalhos - o prazo de entrega é hoje porque aquilo é muita coisa e tenho que classificar e comentar até quarta, o mais tardar, de modo que amanhã é dia de trabalho. Acho que já disse aqui uma vez que estamos (estão) a fazer um livro de Psicologia do 12º ano, com umas aulas diferentes do que é costume. Infelizmente, como tenho aulas com eles às quartas à hora do almoço e como tenho tido montes de coisas -consultas, endoscopias e outras porcarias- marcadas para essa hora em Lisboa já faltei meia dúzia de vezes às aulas deles e vamos atrasados na matéria. Não é grave.

Agora mesmo um grupo enviou-me um trabalho. Não o partilho porque não é meu e não é público senão punha-o aqui. Ainda não o li mas já o abri o e percorri as páginas só para ver se havia alguma coisa desconfigurada. Está espectacular na apresentação gráfica, mas conhecendo eu o grupo e tendo já visto o que fizeram no 1º período, há-de estar muito bom no conteúdo também.

O que acho piada é que tenho esta turma desde o 10º ano e nessa altura não dava grande coisa por eles, de início. Trabalhavam pouco, chegavam atrasados, não tinham noção nenhuma de rigor e de brio... achavam-me extremamente exigente e arrogante porque diziam palermices que achavam que me iam chatear e em vez disso eu gozava e fartava-me de rir...  ahah  Chegámos a meio do ano a darmo-nos muito bem.

Quem os viu e quem os vê... quando olho para o trabalho deste grupo e me lembro das coisas péssimas que faziam no 10º ano. Só não é inacreditável porque já vi isto acontecer tantas vezes que já me parece normal. Digo muitas vezes às turmas, no 10º ano, para guardarem o primeiro trabalho que fizeram, para no fim do ano ou no ano seguinte olharem para ele e perceberem o que progrediram. Os que fazem isso depois riem-se e escandalizam-se com os pseudo-trabalhos que faziam. É giro, isto :)

No comments:

Post a Comment