March 26, 2020

Coronavirus Li Wenliang - a natureza a mandar recados



A natureza está mandar-nos uma mensagem com esta pandemia viral e com a crise climática, de acordo com Inger Anderson, chefe do Ambiente da ONU. A humanidade pôs muita pressão sobre o mundo natural e, falhar em cuidar do planeta é falhar em cuidarmos de nós mesmos.

Enquanto isso, cientistas afirmam que esta epidemia é um aviso porque muitas mais doenças mortais existem na vida selvagem e a civilização tem brincado com o fogo.
A erosão continua dos espaços selvagens aproximou-nos desconfortavelmente de plantas e animais que transportam doenças que procuram novos hospedeiros e podem passar para os humanos.
Também os impactos ambientais como os fogos da Austrália fizeram aparecer a maior praga de gafanhotos, desde há 70 anos, no Quénia.
Os animais selvagens são transportados uns em cima dos outros sem condições de higiene, em jaulas, durante longas distâncias. Stressados e imunodeprimidos, segregam uns para os outros todos os agentes patogénicos que têm em si. Com pessoas umas em cima das outras e todas em grande proximidade com estes animais, nos mercados onde são vendidos, o risco de os passarem aos humanos é grande.
O ambiente e a saúde não deviam ser assuntos de políticas separadas e devia haver obrigações legais e controlo a nível global.

Environment editor Guardian


















don lux













No comments:

Post a Comment