March 12, 2020

Acerca das camas nos hospitais





Joaquim Norberto Pires

Isto é mesmo para vos assustar

Num cenário em que tudo corre bem (somos disciplinados e conseguimos conter a infeção com sucesso elevado), morrem 10 mil em Portugal e há 30 mil a precisar de cuidados intensivos. Repito, num cenário em que tudo corre bem e conseguimos conter a infeção e só adoecem 2% (médio) dos portugueses. Os dados são projeções conservadoras sobre dados oficiais. Nesse cenários, adoecem 200 mil pessoas, morrem 10 000 e há 30 mil necessidades de cuidados intensivos.

(retirei o quadro para não provocar alarmismo desnecessário - no entanto, o exercício é um exercício simples, considerando um cenário moderado e tendo em conta a incapacidade das autoridades em responder a um evento destes. Notar que a China parou o país e ISOLOU totalmente uma região com 60 milhões de habitantes. Ou seja, foram disciplinados. O nosso modo de operação é o Italiano e o Espanhol)

Se cruzarem estes dados com a disponibilidade de camas em cuidados intensivos, menos de 500 em todo o país, percebem a IRRESPONSABILIDADE de certos organismos oficiais. Não estou nada tranquilo com a atuação do Governo: burocratas e irresponsáveis.

No comments:

Post a Comment